NUNES, Kenia Almeida. Notas de campo: por uma educação emancipatória dos gêneros. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88019>. Acesso em: 22/11/2024 07:43
Este artigo versa sobre observações e práticas dialogadas realizadas com alunos do Ensino Médio de uma escola pública da Cidade do Natal no Rio grande do Norte acerca das relações entre os gêneros. Em um primeiro momento foi feito observações e conversas informais com docentes e discentes. Posteriormente foi realizado uma entrevista semiestruturada com alguns professores disponíveis e com os alunos da 1ª série do Ensino Médio. Para fechar, dentro da aula de Sociologia, com a série anteriormente citada, foi realizado um debate mediado pela docente da turma sobre o assunto. As discussões foram observadas e anotadas em um caderno de campo, pois o objetivo, naquele momento, era compreender as percepções acerca das relações entre os gêneros dentro do espaço educacional formal. Diante do contexto, percebeu-se que o debate sobre as questões de gênero dentro dos ambientes da educação básica é necessário e urgente, pois a desconstrução de naturalizações, as quais favorecem a manutenção de violências simbólicas e físicas, principalmente sobre as mulheres, só terá êxito por meio do diálogo para a transformação com as novas gerações.