Trata sobre a formação de professores para a educação inclusiva com base no que tem sido objeto de estudo nas pesquisas publicadas nas reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Tem como objetivo investigar as abordagens teóricas e metodológicas para a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva nas pesquisas científicas do ANPED. A metodologia é caráter qualitativo, e tem como procedimento a revisão de literatura, que consiste em um levantamento bibliográfico que tem como aporte os trabalhos publicados nos anais dos Encontros da ANPED, no período de 2011 a 2021. Os dados foram analisados a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva. Os dados apontam que há uma média de trabalhos que contemplam as questões sobre a formação de professores para a educação inclusiva dentro do GT15 da ANPED. Esses trabalhos diversificam-se entre discussões sobre a formação inicial, formação continuada, currículo de formação e práticas pedagógicas voltadas para a educação inclusiva. Concluímos que as pesquisas analisadas nos mostram que a formação docente não pode ser alheia à realidade do espaço de atuação, antes o laboratório formativo do docente deve ser sua sala, sua realidade, as características de seu alunato. E é disso que pensamos nas redes de encontros entre professores, na troca de saberes e aprendizagens, no trabalho colaborativo entre o corpo docente e os/as demais profissionais da educação.