O PIBID, criado em 2007 trouxe diversos avanços para a formação docente. Embora não atenda a todos os licenciandos, dá uma importante contribuição para a formação docente em todas as licenciaturas. Nesse sentido é importante saber quais os sentidos que os participantes do PIBID Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas dão ao programa, considerando a formação docente inicial e continuada. Assim, os diálogos proporcionados pelo Círculo Hermenêutico Dialético (GADAMER) e a Análise Hermenêutica Dialética Interativa (OLIVEIRA), possibilitaram identificar as aproximações e sentidos que os participantes do Pibid dão ao próprio programa e à formação docente. Os resultados apontam que os participantes reconhecem a formação diferenciada que o Pibid traz, bem como o estímulo a atividades de pesquisa e extensão. Além disso, os participantes também identificam que, embora o Pibid não seja suficiente para fazer alterações que alcancem a todos os licenciandos e professores, ele, junto com outras políticas públicas de valorização das licenciaturas, pode possibilitar pequenas alterações que contemplam tanto a estrutura curricular do curso de Ciências Biológicas da UFAL, como as mudanças no saber e fazer dos docentes que estão nas escolas. O reconhecimento do Pibid como espaço coletivo e, por isso, dialógico e reflexivo de valorização da formação, permite a compreensão de que a formação docente é um espaço de luta, avanços e retrocessos.