Trabalhar Ciências por um tema sociocientífico possibilita que estudantes possam relacionar a sua vivência no trânsito com os conceitos científicos, dentro do que se espera em uma Aprendizagem Significativa. O presente trabalho é um produto de dissertação de mestrado do Programa de Educação em Ensino das Ciências (PPGEC) da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) que visa ofertar aos professores da educação básica, um guia digital interativo o qual apresente conceitos de Biologia, Física e Química ancorados na temática do trânsito. O guia didático interativo está dividido em três eixos: ‘Educação Ambiental’, ‘Prevenção e Segurança’ e ‘Primeiros Socorros’. Ademais, consta com vídeos instrucionais que objetivam complementar com novas informações e sugestões de atividade, assim como um jogo virtual de perguntas e respostas que abarca os conteúdos conceituais presentes no guia. A técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2010) e a Técnica do Índice de Representatividade (VELLOSO, 2009; GONZAGA, 2020) foram as metodologias utilizadas para a validação do produto. Como resultados, identificamos que há uma significativa preferência dos professores da Área de Ciências pela dimensão do “saber sobre” em contraposição ao “saber fazer”, indo de encontro à Base Nacional Comum Curricular e outros documentos normativos, os quais nos orientam que os conteúdos de ensino devem ser trabalhados para além do domínio conceitual.