No Brasil, a energia elétrica é obtida principalmente por meio de usinas hidrelétricas e termelétricas. Na região amazônica, a construção de hidrelétricas como a Usina Hidrelétrica de Balbina, tem causado sérios danos ambientais e sociais, como a perda de vegetação e a migração de diferentes comunidades para outras localidades. Esses problemas surgem, dentre outros fatores, devido ao crescimento das grandes cidades e consequentemente da necessidade de desenvolvimento da região. Contudo, não são elaborados e executados planos efetivos para minimizar os riscos ambientais e sociais advindos da produção de energia elétrica. Tampouco, a população em geral conhece essa problemática. Por essa razão, é necessário que essa temática seja abordada na educação básica, para que os estudantes sejam protagonistas de uma educação voltada para a sustentabilidade e a conservação da Amazônia. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo compreender os riscos ambientais causados pela produção e uso indiscriminado de energia elétrica, com ênfase nos prejuízos ambientais causados pelas construções de hidrelétricas na região amazônica, visando a percepção dos estudantes sobre o seu papel na conservação ambiental. A presente pesquisa trata-se de um estudo qualitativo, realizado em Manaus (Amazonas), com duas turmas de oitavo ano do ensino fundamental. Para inserir os estudantes na temática da pesquisa, foram realizados pré-testes, levantamentos em livros didáticos e artigos científicos, rodas de conversas, exposição oral dos diferentes tipos de produção de energia elétrica e construção de modelos de circuitos elétricos. Além disso, foi aplicado um teste com perguntas objetivas para investigar o aprendizado dos estudantes. Com o resultado dos dois testes foi possível analisar a influência do projeto na vida acadêmica e na formação social dos estudantes. Além disso, os estudantes participantes do projeto, realizaram uma exposição dos resultados da pesquisa, destacando a necessidade da produção de energia limpa para a conservação da nossa região.