A pandemia gerada pelo vírus SARS-Cov-2, causador da COVID-19 no ano de 2020, trouxe mudanças significativas na educação e em vários outros setores da sociedade. Devido as medidas de isolamento social, as escolas e universidades tiveram que se adaptarem ao ensino remoto, utilizando as ferramentas tecnológicas. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a influência do uso da tecnologia digital no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos físicos, trabalhados na disciplina de fundamentos para o tratamento de minérios no semestre 2021.1, do IFPI (Instituto Federal do Piauí), no qual, foi utilizado um questionário estruturado para o levantamento dessas informações com analise quanti-qualitativa. Ao final desse estudo, chegou-se à conclusão que embora o ensino remoto, em virtude da sua rápida implantação, tenha apresentado vários problemas de ordem pedagógica e estrutural, este também foi palco para um grande avanço que foi a implantação das TIC dentro do ensino, provendo assim a inclusão digital dos alunos, e contribuindo significativamente para o processo de educativo.