Em uma sociedade cada vez mais globalizada e imersa em variados meios de comunicação, foi preciso admitir a necessidade de uma educação que, para além do ensino de conteúdos conceituais e procedimentais, também formasse cidadãos críticos capazes de refletir e tomar decisões de forma coerente e conveniente sobre as inúmeras demandas sociais, ambientais, tecnológicas, econômicas, políticas, éticas e morais que constituem o novo milênio. É neste contexto que o Ensino Baseado em Competências (EBC), amparado principalmente na chamada Pedagogia das Competências, surge no cenário internacional e brasileiro como alternativa para a construção e implementação de novos currículos e políticas educacionais mais condizentes com as necessidades e demandas da atualidade. Este trabalho tem o intuito de analisar e refletir sobre o processo de institucionalização do EBC no contexto educacional brasileiro. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico onde buscamos analisar o contexto histórico, político, social e econômico das reformas ocorridas no sistema educacional brasileiro a partir da década de 90, fazendo um paralelo com o cenário europeu. Concluímos que as políticas educacionais brasileiras sofreram significativa influência dos organismos internacionais e multilaterais como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e que a proposta do EBC implementado no Brasil apresenta significativas semelhanças em relação às propostas adotadas na Europa. Neste sentido, apresentamos algumas críticas e possibilidades do EBC a partir da realidade educacional brasileira.