Este trabalho objetivou discutir como a utilização dos conceitos estatísticos podem promover uma análise crítica dos impactos da COVID-19 na vida das pessoas, e assim, colaborar com um ensino-aprendizagem de matemática com mais compreensão. Os dados apresentados são oriundos de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de um Projeto intitulado “O cotidiano sob o olhar da Estatística: o que nos dizem os números?”. Este projeto foi desenvolvido em duas turmas de 3º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual da Paraíba, em que a professora titular das turmas é a própria pesquisadora. O trabalho considerou o cenário imposto pela COVID-19 como um cenário de investigação, fundamentado na Educação Matemática Crítica (SKOVSMOSE, 2014), em que por meio dele, foi possível preparar os alunos para que pudessem problematizar aspectos da sociedade em que vivem e compreender, de modo geral, como esses aspectos podem impactar em seu cotidiano. Os resultados da pesquisa apontam contribuições do projeto na aprendizagem dos alunos, sobretudo no conteúdo Estatística, na elaboração de gráficos, análise e retirada de conclusões, o que consideramos um resultado plausível, tendo em vista a relevância desse conteúdo nas ações cotidianas, estando aplicado nas diversas áreas. Assim, pudemos concluir que a pesquisa alcançou os objetivos propostos, pois, no decorrer das etapas, foi perceptível uma aprendizagem Matemática com mais compreensão, em que os alunos puderam problematizar aspectos da sociedade em que vivem e compreender, de modo geral, como esses aspectos podem impactar em seu cotidiano.