Artigo E-book VII CONAPESC

E-books

ISBN: 978-65-86901-65-8

EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO DE INFOGRÁFICOS

Palavra-chaves: , , , , E-book AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais
"2022-04-25 17:21:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87835
    "edicao_id" => 206
    "trabalho_id" => 65
    "inscrito_id" => 47
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO DE INFOGRÁFICOS"
    "resumo" => "Trata-se de um relato de experiência da prática docente do componente curricular de Sociologia no qual visa contribuir com as discussões dentro da temática Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais. O ambiente escolar aqui em tela está inserido na modalidade de ensino público de tempo integral no estado da Paraíba, com 319 estudantes. No decorrer do ano letivo de 2021, no contexto do ensino remoto emergencial ocasionado pela COVID-19, constatou-se uma série de dificuldades dos estudantes, principalmente das 1ªs séries, com relação à leitura e interpretação de textos, enunciados de questões, de gráficos e tabelas, como também, dificuldades de resoluções de problemas envolvendo cálculos percentuais. Diante do cenário supracitado foi realizado um projeto de intervenção pedagógica intitulado “DATASOCIAL: Estudos de temas e problemas sociais atuais através de Infográficos” com o objetivo de oportunizar aos estudantes das 1ªs séries do Ensino Médio conhecimentos e habilidades de leitura e interpretação do gênero textual Infográfico, com vistas ao aperfeiçoamento das situações de ensino-aprendizagem no modelo remoto. Além de discutir questões relacionadas aos problemas sociais que permeiam o cotidiano dos estudantes, realizou-se atividades de leitura e interpretação do gênero textual Infográfico, já que esse é um recurso visual utilizado em revistas, jornais, artigos, livros didáticos e também usado em questões do ENEM e vestibulares. Desta forma, as aulas com a utilização de Infográficos, “constituir-se num poderoso atrativo para veiculação da informação em ambientes e plataformas de ensino e aprendizagem” (BOTTENTUIT JUNIOR; LISBOA; COUTINHO, 2011). Assim, as aulas ganharam maior atrativo por conta da forma “lúdica e interativa” com o uso de Infográficos. Os resultados mostram que houve uma melhora significativa no rendimento desempenho escolar dos estudantes envolvidos nos componentes curriculares de Sociologia, Matemática e Língua Portuguesa, além da redução significativa de abandono e evasão escolar."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD5_ID47_TB65_02082022075926.pdf"
    "created_at" => "2022-10-31 10:29:59"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDGARD LEITÃO DE ALBUQUERQUE NETO"
    "autor_nome_curto" => "EDGARD LEITÃO"
    "autor_email" => "edgardleitao5@gmail.com"
    "autor_ies" => "SEECT-PB"
    "autor_imagem" => "6247680fc5cf7_01042022180103.png"
    "edicao_url" => "ciencia-e-democracia-o-que-essa-relacao-depende-de-nos"
    "edicao_nome" => "E-book VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63729f1167456_14112022170329.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-25 17:21:00"
    "publicacao_id" => 65
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87835
    "edicao_id" => 206
    "trabalho_id" => 65
    "inscrito_id" => 47
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O USO DE INFOGRÁFICOS"
    "resumo" => "Trata-se de um relato de experiência da prática docente do componente curricular de Sociologia no qual visa contribuir com as discussões dentro da temática Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais. O ambiente escolar aqui em tela está inserido na modalidade de ensino público de tempo integral no estado da Paraíba, com 319 estudantes. No decorrer do ano letivo de 2021, no contexto do ensino remoto emergencial ocasionado pela COVID-19, constatou-se uma série de dificuldades dos estudantes, principalmente das 1ªs séries, com relação à leitura e interpretação de textos, enunciados de questões, de gráficos e tabelas, como também, dificuldades de resoluções de problemas envolvendo cálculos percentuais. Diante do cenário supracitado foi realizado um projeto de intervenção pedagógica intitulado “DATASOCIAL: Estudos de temas e problemas sociais atuais através de Infográficos” com o objetivo de oportunizar aos estudantes das 1ªs séries do Ensino Médio conhecimentos e habilidades de leitura e interpretação do gênero textual Infográfico, com vistas ao aperfeiçoamento das situações de ensino-aprendizagem no modelo remoto. Além de discutir questões relacionadas aos problemas sociais que permeiam o cotidiano dos estudantes, realizou-se atividades de leitura e interpretação do gênero textual Infográfico, já que esse é um recurso visual utilizado em revistas, jornais, artigos, livros didáticos e também usado em questões do ENEM e vestibulares. Desta forma, as aulas com a utilização de Infográficos, “constituir-se num poderoso atrativo para veiculação da informação em ambientes e plataformas de ensino e aprendizagem” (BOTTENTUIT JUNIOR; LISBOA; COUTINHO, 2011). Assim, as aulas ganharam maior atrativo por conta da forma “lúdica e interativa” com o uso de Infográficos. Os resultados mostram que houve uma melhora significativa no rendimento desempenho escolar dos estudantes envolvidos nos componentes curriculares de Sociologia, Matemática e Língua Portuguesa, além da redução significativa de abandono e evasão escolar."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD5_ID47_TB65_02082022075926.pdf"
    "created_at" => "2022-10-31 10:29:59"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDGARD LEITÃO DE ALBUQUERQUE NETO"
    "autor_nome_curto" => "EDGARD LEITÃO"
    "autor_email" => "edgardleitao5@gmail.com"
    "autor_ies" => "SEECT-PB"
    "autor_imagem" => "6247680fc5cf7_01042022180103.png"
    "edicao_url" => "ciencia-e-democracia-o-que-essa-relacao-depende-de-nos"
    "edicao_nome" => "E-book VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63729f1167456_14112022170329.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-25 17:21:00"
    "publicacao_id" => 65
    "publicacao_nome" => "E-book CONAPESC"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 206
        "publicacao_id" => 65
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ciencia-e-democracia-o-que-essa-relacao-depende-de-nos"
        "nome" => "E-book VII CONAPESC"
        "nome_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
        "descricao" => """
          Em tempos de insurg&ecirc;ncias autorit&aacute;rias e ataques &agrave; direitos sociais e, em &uacute;ltima inst&acirc;ncia, &agrave; pr&oacute;pria democr&aacute;cia, indagamos: qual o papel da ci&ecirc;ncia no enfrentamento desses cerceamentos?<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir dessa inquieta&ccedil;&atilde;o o VII CONAPESC abre espa&ccedil;o para reflex&otilde;es sobre &quot;Ci&ecirc;ncia e democracia - interfaces e converg&ecirc;ncias&quot;, nossa tem&aacute;tica central.<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Ao longo de tr&ecirc;s, objetivamos discutir sobre o papel da ci&ecirc;ncia como enfrentamento ao negacionismo, como resguardo de um sistema democr&aacute;tico e como um ato pol&iacute;tico. Em meio a essas discuss&otilde;es, ser&atilde;o abordadas tem&aacute;ticas como: forma&ccedil;&atilde;o de professores e o ensino de ci&ecirc;ncias, ci&ecirc;ncias e o SUS como direito social, ci&ecirc;ncias e pol&iacute;tica de desenvolvimento sustent&aacute;vel, ci&ecirc;ncia e pol&iacute;ticas de desenvolvimento tecnol&oacute;gico, o papel das ci&ecirc;ncias nas pol&iacute;ticas afirmativas e, por fim, ci&ecirc;ncia e investimento p&uacute;blico.<br />\r\n
          <br />\r\n
          O convite &eacute; para que todas e todos possam, neste momento, de todas as &aacute;reas do conhecimento, se reunir para dialogar sobre o papel da Ci&ecirc;ncia e suas interfaces em uma sociedade democr&aacute;tica, considerando que nenhuma sociedade &eacute; realmente desenvolvida sem direitos e liberdades.
          """
        "pasta" => "ebooks/conapesc/2022"
        "logo" => null
        "capa" => "63729f1167456_14112022170329.jpg"
        "timbrado" => "63729f1168c71_14112022170329.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-07-06"
        "final_evento" => "2022-07-08"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-04-25 17:21:00"
        "updated_at" => "2022-11-16 08:57:17"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 206
        "publicacao_id" => 65
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ciencia-e-democracia-o-que-essa-relacao-depende-de-nos"
        "nome" => "E-book VII CONAPESC"
        "nome_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
        "descricao" => """
          Em tempos de insurg&ecirc;ncias autorit&aacute;rias e ataques &agrave; direitos sociais e, em &uacute;ltima inst&acirc;ncia, &agrave; pr&oacute;pria democr&aacute;cia, indagamos: qual o papel da ci&ecirc;ncia no enfrentamento desses cerceamentos?<br />\r\n
          <br />\r\n
          A partir dessa inquieta&ccedil;&atilde;o o VII CONAPESC abre espa&ccedil;o para reflex&otilde;es sobre &quot;Ci&ecirc;ncia e democracia - interfaces e converg&ecirc;ncias&quot;, nossa tem&aacute;tica central.<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Ao longo de tr&ecirc;s, objetivamos discutir sobre o papel da ci&ecirc;ncia como enfrentamento ao negacionismo, como resguardo de um sistema democr&aacute;tico e como um ato pol&iacute;tico. Em meio a essas discuss&otilde;es, ser&atilde;o abordadas tem&aacute;ticas como: forma&ccedil;&atilde;o de professores e o ensino de ci&ecirc;ncias, ci&ecirc;ncias e o SUS como direito social, ci&ecirc;ncias e pol&iacute;tica de desenvolvimento sustent&aacute;vel, ci&ecirc;ncia e pol&iacute;ticas de desenvolvimento tecnol&oacute;gico, o papel das ci&ecirc;ncias nas pol&iacute;ticas afirmativas e, por fim, ci&ecirc;ncia e investimento p&uacute;blico.<br />\r\n
          <br />\r\n
          O convite &eacute; para que todas e todos possam, neste momento, de todas as &aacute;reas do conhecimento, se reunir para dialogar sobre o papel da Ci&ecirc;ncia e suas interfaces em uma sociedade democr&aacute;tica, considerando que nenhuma sociedade &eacute; realmente desenvolvida sem direitos e liberdades.
          """
        "pasta" => "ebooks/conapesc/2022"
        "logo" => null
        "capa" => "63729f1167456_14112022170329.jpg"
        "timbrado" => "63729f1168c71_14112022170329.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-07-06"
        "final_evento" => "2022-07-08"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-04-25 17:21:00"
        "updated_at" => "2022-11-16 08:57:17"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 101
                "edicao_id" => 206
                "codigo" => "978-65-86901-65-8"
                "capa" => "63729f116e845_14112022170329.jpg"
                "titulo" => "E-book VII CONAPESC"
                "prefacio" => """
                  Ap&oacute;s dois anos, o VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ci&ecirc;ncias - Conapesc voltou a ser realizado de forma presencial. O isolamento social imposto pela da pandemia da Covid-19, finalmente deu sinais de arrefecimento e pudemos nos reencontrar. Ainda assim, considerando o momento de transi&ccedil;&atilde;o em que viv&iacute;amos, o VII Conapesc incorporou a possibilidade de acompanhamento das atividades realizadas no palco principal do congresso, de forma online, o Conapesc Digital.<br />\r\n
                  Vivemos provavelmente o maior desafio de nossa gera&ccedil;&atilde;o, milh&otilde;es de vidas perdidas em todo o mundo, s&oacute; Brasil, foram quase 700 mil brasileiros e brasileiras v&iacute;timas do SARS-CoV-2, do negacionismo, da neglig&ecirc;ncia e da irresponsabilidade de alguns setores do poder p&uacute;blicos. Esses foram tempos que revelaram quanto a ci&ecirc;ncia, os servi&ccedil;os p&uacute;blicos, com destaque &agrave; sa&uacute;de e educa&ccedil;&atilde;o, s&atilde;o essenciais para uma sociedade democr&aacute;tica.&nbsp;<br />\r\n
                  O Sistema &Uacute;nico de Sa&uacute;de - SUS, com o amplo atendimento &agrave; sociedade enferma, os Centros de Pesquisa, na busca de tratamentos, medicamentos e vacinas, as Escolas e as Universidades, mantendo, mesmo que em formato remoto, a rela&ccedil;&atilde;o ensino-aprendizagem, &agrave; todos esses profissionais, tiveram suas vidas entrela&ccedil;adas entre a sobreviv&ecirc;ncia e o resguardo de direitos sociais, nossa rever&ecirc;ncia.&nbsp;<br />\r\n
                  Nosso reconhecimento se estende aos trabalhadores e &agrave;s trabalhadoras que continuaram outros servi&ccedil;os essenciais nesse per&iacute;odo, que em seu labor silencioso, mantiveram funcionando mercados, farm&aacute;cias e postos de combust&iacute;vel e que garantiram a produ&ccedil;&atilde;o de alimentos, a entrega de comida e de medicamentos, por exemplo.<br />\r\n
                  E n&atilde;o fossem as artes para proporcionar momentos de frui&ccedil;&atilde;o em meio ao isolamento? A arte e a cultura nos salvaram! O VII Conapesc tamb&eacute;m teve um qu&ecirc; de homenagem &agrave; cultura popular, ocorrendo no per&iacute;odo de realiza&ccedil;&atilde;o do Maior S&atilde;o Jo&atilde;o do Mundo! Quem esteve em Campina Grande, a sede do evento, pode vivenciar a magnitude de uma das maiores festas populares do Nordeste - s&oacute; daqui n&atilde;o, do Mundo!&nbsp;<br />\r\n
                  O planejamento do VII Conapesc se deu em contexto nacional de insurg&ecirc;ncias autorit&aacute;rias e ataques a direitos sociais e, em &uacute;ltima inst&acirc;ncia, &agrave; pr&oacute;pria democracia. Elegemos como questionamento central e orientador da condu&ccedil;&atilde;o do evento o seguinte questionamento: qual o papel da ci&ecirc;ncia no enfrentamento desses cerceamentos? A partir dessa inquieta&ccedil;&atilde;o o VII CONAPESC abriu espa&ccedil;o para reflex&otilde;es sobre &quot;Ci&ecirc;ncia e democracia - interfaces e converg&ecirc;ncias&quot;, nossa tem&aacute;tica central.&nbsp;<br />\r\n
                  Ao longo de tr&ecirc;s dias, discutimos sobre o papel da ci&ecirc;ncia como enfrentamento ao negacionismo, como resguardo de um sistema democr&aacute;tico e como um ato pol&iacute;tico. Em meio a essas discuss&otilde;es, foram abordadas tem&aacute;ticas como: forma&ccedil;&atilde;o de professores e o ensino de ci&ecirc;ncias, ci&ecirc;ncias e o SUS como direito social, ci&ecirc;ncias e pol&iacute;tica de desenvolvimento sustent&aacute;vel, ci&ecirc;ncia e pol&iacute;ticas de desenvolvimento tecnol&oacute;gico, o papel das ci&ecirc;ncias nas pol&iacute;ticas afirmativas e, por fim, ci&ecirc;ncia e investimento p&uacute;blico.&nbsp;<br />\r\n
                  Contamos com a participa&ccedil;&atilde;o de pessoas de todas partes do pa&iacute;s e de todas as &aacute;reas do conhecimento, reunidas para dialogar sobre o papel da Ci&ecirc;ncia e suas interfaces em uma sociedade democr&aacute;tica, considerando que nenhuma sociedade &eacute; realmente desenvolvida sem direitos e liberdades. O resultado desse congra&ccedil;amento, de ode &agrave; ci&ecirc;ncia e &agrave; democracia, resultou nesta obra em que se apresentam alguns dos melhores debates e socializa&ccedil;&otilde;es vivenciadas no VII Conapesc.<br />\r\n
                  A leitura que convidamos todas e todos a fazer versam sobre pesquisas realizadas no campo do Ensino de Ci&ecirc;ncias e Matem&aacute;tica e de Ci&ecirc;ncias Humanas e Sociais, da Educa&ccedil;&atilde;o, das Linguagens e as Artes, das Novas tecnologias e Cultura Digital, do Ensino em Ci&ecirc;ncias Agr&aacute;rias, da Engenharias e Arquitetura, das Geoci&ecirc;ncias e Geografia e da Ci&ecirc;ncia Ambiental.<br />\r\n
                  Na certeza de que essas leituras ser&atilde;o sementes para novas pesquisas, estudos e solu&ccedil;&otilde;es para os desafios do dia-a-dia, que aprimorem o que j&aacute; se produziu na ci&ecirc;ncia, na cultura, na educa&ccedil;&atilde;o, na sa&uacute;de e que estejam a servi&ccedil;o do fortalecimento de uma sociedade mais justa, inclusiva, &eacute;tica e democr&aacute;tica.<br />\r\n
                  O VII Conapesc foi a retomada de eventos presenciais, da conversa com autores nos corredores de apresenta&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres, nas salas de apresenta&ccedil;&atilde;o, de registrar momentos com palestrantes, encontros e reencontro que jamais poderemos prescindir! Esperamos nos ver em breve!&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Campina Grande, 20 de outubro de 2022.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Cicero Mag&eacute;rbio Gomes Torres<br />\r\n
                  Perla Almeida Rodrigues Freire<br />\r\n
                  Edgard Leit&atilde;o de Albuquerque Neto<br />\r\n
                  Sheila Soares de Assis<br />\r\n
                  Jocielys Jovelino Rodrigues<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia da Silva Costa<br />\r\n
                  Raimundo Lenilde de Ara&uacute;jo<br />\r\n
                  L&iacute;via Poliana Santana Cavalcante
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alan Beliz&aacute;rio Cruz (UESB)<br />\r\n
                  Ana Paula Truzzi Mauso (IFMT)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio In&aacute;cio Diniz J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Henrique Soares Da Silva (UFC)<br />\r\n
                  Cynthia Ranyelle Da Silva Santos (UFBA)<br />\r\n
                  Danielle Raissa Silva Marques (UEPB)<br />\r\n
                  David Gadelha Da Costa (UFRPE)<br />\r\n
                  Diego Adaylano Monteiro Rodrigues (SME - FORTALEZA)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Concei&ccedil;&atilde;o De Oliveira (URCA)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Do Nascimento Sousa Sales (IFRN)<br />\r\n
                  Elis&acirc;ngela Lucas Teixeira (URCA)<br />\r\n
                  Fabiana Martins De Freitas (UEPB)<br />\r\n
                  Fellype Diorgennes Cordeiro Gomes (UFPE)<br />\r\n
                  Filipe Gutierre Carvalho De Lima Bessa (UVA)<br />\r\n
                  Francisco Ferreira Dantas Filho (UEPB)<br />\r\n
                  Gabriela Paise (URCA)<br />\r\n
                  Gesrael Silva De Lima (UFABC)<br />\r\n
                  Igor Raphael Silva De Melo (UEPB)<br />\r\n
                  J&eacute;ferson Evangelista Dos Santos (UESC)<br />\r\n
                  Jobson Hugo De Sousa Soares (IFRN)<br />\r\n
                  Jocimario Alves Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Joellyson Ferreira Da Silva Borba (UEPB)<br />\r\n
                  Jonatas De Sousa Marques (UEPB)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Mawison C&acirc;ndido De Lima (UFPE)<br />\r\n
                  Josevandro Barros Nascimento (UFRPE)<br />\r\n
                  Luciano Luz Gonzaga (UNIGRANRIO)<br />\r\n
                  Macilene Pereira De Ara&uacute;jo (UEPB)<br />\r\n
                  Manuel Bandeira Dos Santos Neto (UFPE)<br />\r\n
                  Marcos Aur&eacute;lio Figueiredo Dos Santos (URCA)<br />\r\n
                  Misleide Silva Santiago (UEPB)<br />\r\n
                  Nathalya Marillya De Andrade Silva (UEPB)<br />\r\n
                  Norma Suely Ramos Freire Bezerra Norma Freire (URCA)<br />\r\n
                  Ol&iacute;via Maria Bastos Costa (UEFS)<br />\r\n
                  Patricia Sandalo Pereira (UFMS)<br />\r\n
                  Rob&eacute;rio Rodrigues Feitosa (UFC)<br />\r\n
                  R&ocirc;mulo Wesley Nascimento Silva (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Roque Ismael Da Costa G&uuml;llich (UFFS)<br />\r\n
                  Ruth Brito De Figueiredo Melo (UEPB)<br />\r\n
                  Thiago Pereira Da Silva (UNIVASF)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio Braz Teixeira (UFC)<br />\r\n
                  Clarice Zientarski (UFC)<br />\r\n
                  Cristiana Marinho Da Costa (UFRPE)<br />\r\n
                  D&eacute;bora Kelly Pereira De Ara&uacute;jo (UEPB)<br />\r\n
                  Dem&eacute;trio Alves De Melo (UFC)<br />\r\n
                  Fabiola Da Cruz Martins (UEPB)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda P&acirc;mela Do Nascimento (UFC)<br />\r\n
                  Francisco Nunes De Sousa Moura (UFC)<br />\r\n
                  Ism&ecirc;nia Gurgel Martins (UFC)<br />\r\n
                  Jociano Co&ecirc;lho De Souza (UFPB)<br />\r\n
                  Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira (UNIVASF)<br />\r\n
                  Jonas Menezes Bezerra (UECE)<br />\r\n
                  Leonardo Lira De Brito (UNICAMP)<br />\r\n
                  Lucas Melga&ccedil;o Da Silva (UNICHRISTUS)<br />\r\n
                  Odilon Monteiro Da Silva Neto (IFCE)<br />\r\n
                  Priscilla Ramos Figueiredo Cunha (Prefeitura Municipal De Itabora&iacute;)<br />\r\n
                  Robson Campanerut Da Silva (UFC)<br />\r\n
                  Sumara Frota Do Nascimento (UFC)<br />\r\n
                  Thamyrys Fernanda C&acirc;ndido De Lima (UFPE)<br />\r\n
                  Abel N&oacute;brega Diniz (UFCG)<br />\r\n
                  Anna Am&eacute;lia Ribeiro (UFPB)<br />\r\n
                  Carla De F&aacute;tima Borba De Sousa Chaves Vigolvino (FACAPE)<br />\r\n
                  Daniele Caetano Beserra Suderio (CLM)<br />\r\n
                  Gessyelle Catarine Da Silva (SEMASCG)<br />\r\n
                  Geymeesson Brito Da Silva (UFPE)<br />\r\n
                  Jandu&iacute; Evangelista De Oliveira (UEPB / SEECT - PB)<br />\r\n
                  Kaline Di Pace Nunes (UEPB)<br />\r\n
                  Milena Beatriz Santos (UFCG)<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia Portela Martins (SEECT-PB)<br />\r\n
                  Nilson De Souza Cardoso (UECE)<br />\r\n
                  Ana Isabelle Santana Baptista (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Daiane Silveira Rossi (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Fernanda Santana Pereira Silva (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Helder Silva Carvalho (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Jose Felipe Costa Da Silva (UFRN)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jailson Lima Bezerra (UFPE)<br />\r\n
                  Katia Farias Antero (UNINASSAU)<br />\r\n
                  Lauriane Martins Santana (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Mariana Soares Da Silva Peixoto Belo (UNIRIO)<br />\r\n
                  Marilyn Anderson Alves Bonfim (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Ronaldo Adriano Ribeiro Da Silva (UNILA)<br />\r\n
                  Rozileide Martins Sim&otilde;es Candeia (UFPB)<br />\r\n
                  Rute Hil&aacute;rio Albuquerque De Sousa (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Telma Temoteo Dos Santos (IFNMG)<br />\r\n
                  Tiago Venturi (UFPR)<br />\r\n
                  Antonielly Dos Santos Barbosa (UFCG)<br />\r\n
                  Danielly Vieira De Lucena Rocha Souto (IFPB)<br />\r\n
                  Janaina Constantino Marinho (UFCG)<br />\r\n
                  Weverton Pereira De Medeiros (UFES)<br />\r\n
                  Aline De Oliveira Rebou&ccedil;as (UECE)<br />\r\n
                  Glaylton Batista De Almeida (UFC)<br />\r\n
                  Jarbas De Negreiros Pereira (UFC)<br />\r\n
                  Luisa Xavier De Oliveira (UFPI)<br />\r\n
                  Lydia Dayanne Maia Pantoja (UECE)<br />\r\n
                  Marcos Vinicius De Andrade Lima (UECE)<br />\r\n
                  Maria Jousy Rodrigues Gomes (UECE)<br />\r\n
                  Marluce Torquato Lima Gon&ccedil;alves (UECE)<br />\r\n
                  Mayara Set&uacute;bal Oliveira Ara&uacute;jo (UECE)<br />\r\n
                  Vanessa Alves Pereira (UECE)<br />\r\n
                  Aldair De Souza Medeiros (UFMA)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Alisson Rodrigues Da Silva (UFCG)<br />\r\n
                  Antonio Manoel Da Silva Filho (UFCG)<br />\r\n
                  Carlos Vailande Castro Bezerra (UFCG)<br />\r\n
                  Igor Eneas Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Robson Felipe De Lima (UFCG)<br />\r\n
                  Semako Ibrahim Bonou (UFCG)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Maria Dantas (UFCG)<br />\r\n
                  Thalis Leandro Bezerra De Lima (UFCG)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio Carlos Ribeiro Ara&uacute;jo J&uacute;nior (UFRR)<br />\r\n
                  C&aacute;ssia Monalisa Dos Santos Silva (UEG)<br />\r\n
                  Cl&eacute;zio Dos Santos (UFRRJ)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Falc&atilde;o Sobrinho (UVA)<br />\r\n
                  Juscelino Gomes Lima (IFPI)<br />\r\n
                  Lineu Aparecido Paz E Silva (UFPI)<br />\r\n
                  Marcil&eacute;ia Oliveira Bispo (UFT)<br />\r\n
                  Marcos Antonio De Castro Marques Teixeira (UFPI)<br />\r\n
                  Rosalvo Nobre Carneiro (UERN)<br />\r\n
                  Rosana Soares De Lacerda (UNB)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Dos Santos Ara&uacute;jo (UFCG)<br />\r\n
                  Gleydson Kleyton (INSA)<br />\r\n
                  Iaponira Sales De Oliveira (UEPB)<br />\r\n
                  Janiele Fran&ccedil;a Nery (INSA)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Adeildo De Lima Filho (IFPB)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Lucas Dos Santos Oliveira (UFPB)<br />\r\n
                  Lauriston Emmanoel Barros Soares (UEPB)<br />\r\n
                  Matheus Urtiga Sousa (UFCG)<br />\r\n
                  Monica Maria Pereira Da Silva (UEPB)<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro (UEPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "16112022085659-E-BOOK-VII-CONAPESC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-04-25 17:21:00"
                "updated_at" => "2022-11-16 08:57:17"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 101
                "edicao_id" => 206
                "codigo" => "978-65-86901-65-8"
                "capa" => "63729f116e845_14112022170329.jpg"
                "titulo" => "E-book VII CONAPESC"
                "prefacio" => """
                  Ap&oacute;s dois anos, o VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ci&ecirc;ncias - Conapesc voltou a ser realizado de forma presencial. O isolamento social imposto pela da pandemia da Covid-19, finalmente deu sinais de arrefecimento e pudemos nos reencontrar. Ainda assim, considerando o momento de transi&ccedil;&atilde;o em que viv&iacute;amos, o VII Conapesc incorporou a possibilidade de acompanhamento das atividades realizadas no palco principal do congresso, de forma online, o Conapesc Digital.<br />\r\n
                  Vivemos provavelmente o maior desafio de nossa gera&ccedil;&atilde;o, milh&otilde;es de vidas perdidas em todo o mundo, s&oacute; Brasil, foram quase 700 mil brasileiros e brasileiras v&iacute;timas do SARS-CoV-2, do negacionismo, da neglig&ecirc;ncia e da irresponsabilidade de alguns setores do poder p&uacute;blicos. Esses foram tempos que revelaram quanto a ci&ecirc;ncia, os servi&ccedil;os p&uacute;blicos, com destaque &agrave; sa&uacute;de e educa&ccedil;&atilde;o, s&atilde;o essenciais para uma sociedade democr&aacute;tica.&nbsp;<br />\r\n
                  O Sistema &Uacute;nico de Sa&uacute;de - SUS, com o amplo atendimento &agrave; sociedade enferma, os Centros de Pesquisa, na busca de tratamentos, medicamentos e vacinas, as Escolas e as Universidades, mantendo, mesmo que em formato remoto, a rela&ccedil;&atilde;o ensino-aprendizagem, &agrave; todos esses profissionais, tiveram suas vidas entrela&ccedil;adas entre a sobreviv&ecirc;ncia e o resguardo de direitos sociais, nossa rever&ecirc;ncia.&nbsp;<br />\r\n
                  Nosso reconhecimento se estende aos trabalhadores e &agrave;s trabalhadoras que continuaram outros servi&ccedil;os essenciais nesse per&iacute;odo, que em seu labor silencioso, mantiveram funcionando mercados, farm&aacute;cias e postos de combust&iacute;vel e que garantiram a produ&ccedil;&atilde;o de alimentos, a entrega de comida e de medicamentos, por exemplo.<br />\r\n
                  E n&atilde;o fossem as artes para proporcionar momentos de frui&ccedil;&atilde;o em meio ao isolamento? A arte e a cultura nos salvaram! O VII Conapesc tamb&eacute;m teve um qu&ecirc; de homenagem &agrave; cultura popular, ocorrendo no per&iacute;odo de realiza&ccedil;&atilde;o do Maior S&atilde;o Jo&atilde;o do Mundo! Quem esteve em Campina Grande, a sede do evento, pode vivenciar a magnitude de uma das maiores festas populares do Nordeste - s&oacute; daqui n&atilde;o, do Mundo!&nbsp;<br />\r\n
                  O planejamento do VII Conapesc se deu em contexto nacional de insurg&ecirc;ncias autorit&aacute;rias e ataques a direitos sociais e, em &uacute;ltima inst&acirc;ncia, &agrave; pr&oacute;pria democracia. Elegemos como questionamento central e orientador da condu&ccedil;&atilde;o do evento o seguinte questionamento: qual o papel da ci&ecirc;ncia no enfrentamento desses cerceamentos? A partir dessa inquieta&ccedil;&atilde;o o VII CONAPESC abriu espa&ccedil;o para reflex&otilde;es sobre &quot;Ci&ecirc;ncia e democracia - interfaces e converg&ecirc;ncias&quot;, nossa tem&aacute;tica central.&nbsp;<br />\r\n
                  Ao longo de tr&ecirc;s dias, discutimos sobre o papel da ci&ecirc;ncia como enfrentamento ao negacionismo, como resguardo de um sistema democr&aacute;tico e como um ato pol&iacute;tico. Em meio a essas discuss&otilde;es, foram abordadas tem&aacute;ticas como: forma&ccedil;&atilde;o de professores e o ensino de ci&ecirc;ncias, ci&ecirc;ncias e o SUS como direito social, ci&ecirc;ncias e pol&iacute;tica de desenvolvimento sustent&aacute;vel, ci&ecirc;ncia e pol&iacute;ticas de desenvolvimento tecnol&oacute;gico, o papel das ci&ecirc;ncias nas pol&iacute;ticas afirmativas e, por fim, ci&ecirc;ncia e investimento p&uacute;blico.&nbsp;<br />\r\n
                  Contamos com a participa&ccedil;&atilde;o de pessoas de todas partes do pa&iacute;s e de todas as &aacute;reas do conhecimento, reunidas para dialogar sobre o papel da Ci&ecirc;ncia e suas interfaces em uma sociedade democr&aacute;tica, considerando que nenhuma sociedade &eacute; realmente desenvolvida sem direitos e liberdades. O resultado desse congra&ccedil;amento, de ode &agrave; ci&ecirc;ncia e &agrave; democracia, resultou nesta obra em que se apresentam alguns dos melhores debates e socializa&ccedil;&otilde;es vivenciadas no VII Conapesc.<br />\r\n
                  A leitura que convidamos todas e todos a fazer versam sobre pesquisas realizadas no campo do Ensino de Ci&ecirc;ncias e Matem&aacute;tica e de Ci&ecirc;ncias Humanas e Sociais, da Educa&ccedil;&atilde;o, das Linguagens e as Artes, das Novas tecnologias e Cultura Digital, do Ensino em Ci&ecirc;ncias Agr&aacute;rias, da Engenharias e Arquitetura, das Geoci&ecirc;ncias e Geografia e da Ci&ecirc;ncia Ambiental.<br />\r\n
                  Na certeza de que essas leituras ser&atilde;o sementes para novas pesquisas, estudos e solu&ccedil;&otilde;es para os desafios do dia-a-dia, que aprimorem o que j&aacute; se produziu na ci&ecirc;ncia, na cultura, na educa&ccedil;&atilde;o, na sa&uacute;de e que estejam a servi&ccedil;o do fortalecimento de uma sociedade mais justa, inclusiva, &eacute;tica e democr&aacute;tica.<br />\r\n
                  O VII Conapesc foi a retomada de eventos presenciais, da conversa com autores nos corredores de apresenta&ccedil;&atilde;o de p&ocirc;steres, nas salas de apresenta&ccedil;&atilde;o, de registrar momentos com palestrantes, encontros e reencontro que jamais poderemos prescindir! Esperamos nos ver em breve!&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Campina Grande, 20 de outubro de 2022.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n
                  Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n
                  Cicero Mag&eacute;rbio Gomes Torres<br />\r\n
                  Perla Almeida Rodrigues Freire<br />\r\n
                  Edgard Leit&atilde;o de Albuquerque Neto<br />\r\n
                  Sheila Soares de Assis<br />\r\n
                  Jocielys Jovelino Rodrigues<br />\r\n
                  Jones Baroni Ferreira de Menezes<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia da Silva Costa<br />\r\n
                  Raimundo Lenilde de Ara&uacute;jo<br />\r\n
                  L&iacute;via Poliana Santana Cavalcante
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Alan Beliz&aacute;rio Cruz (UESB)<br />\r\n
                  Ana Paula Truzzi Mauso (IFMT)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio In&aacute;cio Diniz J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n
                  Carlos Henrique Soares Da Silva (UFC)<br />\r\n
                  Cynthia Ranyelle Da Silva Santos (UFBA)<br />\r\n
                  Danielle Raissa Silva Marques (UEPB)<br />\r\n
                  David Gadelha Da Costa (UFRPE)<br />\r\n
                  Diego Adaylano Monteiro Rodrigues (SME - FORTALEZA)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Concei&ccedil;&atilde;o De Oliveira (URCA)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Do Nascimento Sousa Sales (IFRN)<br />\r\n
                  Elis&acirc;ngela Lucas Teixeira (URCA)<br />\r\n
                  Fabiana Martins De Freitas (UEPB)<br />\r\n
                  Fellype Diorgennes Cordeiro Gomes (UFPE)<br />\r\n
                  Filipe Gutierre Carvalho De Lima Bessa (UVA)<br />\r\n
                  Francisco Ferreira Dantas Filho (UEPB)<br />\r\n
                  Gabriela Paise (URCA)<br />\r\n
                  Gesrael Silva De Lima (UFABC)<br />\r\n
                  Igor Raphael Silva De Melo (UEPB)<br />\r\n
                  J&eacute;ferson Evangelista Dos Santos (UESC)<br />\r\n
                  Jobson Hugo De Sousa Soares (IFRN)<br />\r\n
                  Jocimario Alves Pereira (UFRPE)<br />\r\n
                  Joellyson Ferreira Da Silva Borba (UEPB)<br />\r\n
                  Jonatas De Sousa Marques (UEPB)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Mawison C&acirc;ndido De Lima (UFPE)<br />\r\n
                  Josevandro Barros Nascimento (UFRPE)<br />\r\n
                  Luciano Luz Gonzaga (UNIGRANRIO)<br />\r\n
                  Macilene Pereira De Ara&uacute;jo (UEPB)<br />\r\n
                  Manuel Bandeira Dos Santos Neto (UFPE)<br />\r\n
                  Marcos Aur&eacute;lio Figueiredo Dos Santos (URCA)<br />\r\n
                  Misleide Silva Santiago (UEPB)<br />\r\n
                  Nathalya Marillya De Andrade Silva (UEPB)<br />\r\n
                  Norma Suely Ramos Freire Bezerra Norma Freire (URCA)<br />\r\n
                  Ol&iacute;via Maria Bastos Costa (UEFS)<br />\r\n
                  Patricia Sandalo Pereira (UFMS)<br />\r\n
                  Rob&eacute;rio Rodrigues Feitosa (UFC)<br />\r\n
                  R&ocirc;mulo Wesley Nascimento Silva (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Roque Ismael Da Costa G&uuml;llich (UFFS)<br />\r\n
                  Ruth Brito De Figueiredo Melo (UEPB)<br />\r\n
                  Thiago Pereira Da Silva (UNIVASF)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio Braz Teixeira (UFC)<br />\r\n
                  Clarice Zientarski (UFC)<br />\r\n
                  Cristiana Marinho Da Costa (UFRPE)<br />\r\n
                  D&eacute;bora Kelly Pereira De Ara&uacute;jo (UEPB)<br />\r\n
                  Dem&eacute;trio Alves De Melo (UFC)<br />\r\n
                  Fabiola Da Cruz Martins (UEPB)<br />\r\n
                  Fabr&iacute;cio Bonfim Sud&eacute;rio (UECE)<br />\r\n
                  Fernanda P&acirc;mela Do Nascimento (UFC)<br />\r\n
                  Francisco Nunes De Sousa Moura (UFC)<br />\r\n
                  Ism&ecirc;nia Gurgel Martins (UFC)<br />\r\n
                  Jociano Co&ecirc;lho De Souza (UFPB)<br />\r\n
                  Jocilene Gordiano Lima Tomaz Pereira (UNIVASF)<br />\r\n
                  Jonas Menezes Bezerra (UECE)<br />\r\n
                  Leonardo Lira De Brito (UNICAMP)<br />\r\n
                  Lucas Melga&ccedil;o Da Silva (UNICHRISTUS)<br />\r\n
                  Odilon Monteiro Da Silva Neto (IFCE)<br />\r\n
                  Priscilla Ramos Figueiredo Cunha (Prefeitura Municipal De Itabora&iacute;)<br />\r\n
                  Robson Campanerut Da Silva (UFC)<br />\r\n
                  Sumara Frota Do Nascimento (UFC)<br />\r\n
                  Thamyrys Fernanda C&acirc;ndido De Lima (UFPE)<br />\r\n
                  Abel N&oacute;brega Diniz (UFCG)<br />\r\n
                  Anna Am&eacute;lia Ribeiro (UFPB)<br />\r\n
                  Carla De F&aacute;tima Borba De Sousa Chaves Vigolvino (FACAPE)<br />\r\n
                  Daniele Caetano Beserra Suderio (CLM)<br />\r\n
                  Gessyelle Catarine Da Silva (SEMASCG)<br />\r\n
                  Geymeesson Brito Da Silva (UFPE)<br />\r\n
                  Jandu&iacute; Evangelista De Oliveira (UEPB / SEECT - PB)<br />\r\n
                  Kaline Di Pace Nunes (UEPB)<br />\r\n
                  Milena Beatriz Santos (UFCG)<br />\r\n
                  Patr&iacute;cia Portela Martins (SEECT-PB)<br />\r\n
                  Nilson De Souza Cardoso (UECE)<br />\r\n
                  Ana Isabelle Santana Baptista (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Daiane Silveira Rossi (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Fernanda Santana Pereira Silva (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Helder Silva Carvalho (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Jose Felipe Costa Da Silva (UFRN)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Jailson Lima Bezerra (UFPE)<br />\r\n
                  Katia Farias Antero (UNINASSAU)<br />\r\n
                  Lauriane Martins Santana (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Mariana Soares Da Silva Peixoto Belo (UNIRIO)<br />\r\n
                  Marilyn Anderson Alves Bonfim (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Ronaldo Adriano Ribeiro Da Silva (UNILA)<br />\r\n
                  Rozileide Martins Sim&otilde;es Candeia (UFPB)<br />\r\n
                  Rute Hil&aacute;rio Albuquerque De Sousa (FIOCRUZ)<br />\r\n
                  Telma Temoteo Dos Santos (IFNMG)<br />\r\n
                  Tiago Venturi (UFPR)<br />\r\n
                  Antonielly Dos Santos Barbosa (UFCG)<br />\r\n
                  Danielly Vieira De Lucena Rocha Souto (IFPB)<br />\r\n
                  Janaina Constantino Marinho (UFCG)<br />\r\n
                  Weverton Pereira De Medeiros (UFES)<br />\r\n
                  Aline De Oliveira Rebou&ccedil;as (UECE)<br />\r\n
                  Glaylton Batista De Almeida (UFC)<br />\r\n
                  Jarbas De Negreiros Pereira (UFC)<br />\r\n
                  Luisa Xavier De Oliveira (UFPI)<br />\r\n
                  Lydia Dayanne Maia Pantoja (UECE)<br />\r\n
                  Marcos Vinicius De Andrade Lima (UECE)<br />\r\n
                  Maria Jousy Rodrigues Gomes (UECE)<br />\r\n
                  Marluce Torquato Lima Gon&ccedil;alves (UECE)<br />\r\n
                  Mayara Set&uacute;bal Oliveira Ara&uacute;jo (UECE)<br />\r\n
                  Vanessa Alves Pereira (UECE)<br />\r\n
                  Aldair De Souza Medeiros (UFMA)<br />\r\n
                  Andr&eacute; Alisson Rodrigues Da Silva (UFCG)<br />\r\n
                  Antonio Manoel Da Silva Filho (UFCG)<br />\r\n
                  Carlos Vailande Castro Bezerra (UFCG)<br />\r\n
                  Igor Eneas Cavalcante (UFPB)<br />\r\n
                  Robson Felipe De Lima (UFCG)<br />\r\n
                  Semako Ibrahim Bonou (UFCG)<br />\r\n
                  S&iacute;lvia Maria Dantas (UFCG)<br />\r\n
                  Thalis Leandro Bezerra De Lima (UFCG)<br />\r\n
                  Ant&ocirc;nio Carlos Ribeiro Ara&uacute;jo J&uacute;nior (UFRR)<br />\r\n
                  C&aacute;ssia Monalisa Dos Santos Silva (UEG)<br />\r\n
                  Cl&eacute;zio Dos Santos (UFRRJ)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Falc&atilde;o Sobrinho (UVA)<br />\r\n
                  Juscelino Gomes Lima (IFPI)<br />\r\n
                  Lineu Aparecido Paz E Silva (UFPI)<br />\r\n
                  Marcil&eacute;ia Oliveira Bispo (UFT)<br />\r\n
                  Marcos Antonio De Castro Marques Teixeira (UFPI)<br />\r\n
                  Rosalvo Nobre Carneiro (UERN)<br />\r\n
                  Rosana Soares De Lacerda (UNB)<br />\r\n
                  Elaine Cristina Dos Santos Ara&uacute;jo (UFCG)<br />\r\n
                  Gleydson Kleyton (INSA)<br />\r\n
                  Iaponira Sales De Oliveira (UEPB)<br />\r\n
                  Janiele Fran&ccedil;a Nery (INSA)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Adeildo De Lima Filho (IFPB)<br />\r\n
                  Jos&eacute; Lucas Dos Santos Oliveira (UFPB)<br />\r\n
                  Lauriston Emmanoel Barros Soares (UEPB)<br />\r\n
                  Matheus Urtiga Sousa (UFCG)<br />\r\n
                  Monica Maria Pereira Da Silva (UEPB)<br />\r\n
                  Paula Almeida De Castro (UEPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "16112022085659-E-BOOK-VII-CONAPESC.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-04-25 17:21:00"
                "updated_at" => "2022-11-16 08:57:17"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2022

Resumo

Trata-se de um relato de experiência da prática docente do componente curricular de Sociologia no qual visa contribuir com as discussões dentro da temática Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais. O ambiente escolar aqui em tela está inserido na modalidade de ensino público de tempo integral no estado da Paraíba, com 319 estudantes. No decorrer do ano letivo de 2021, no contexto do ensino remoto emergencial ocasionado pela COVID-19, constatou-se uma série de dificuldades dos estudantes, principalmente das 1ªs séries, com relação à leitura e interpretação de textos, enunciados de questões, de gráficos e tabelas, como também, dificuldades de resoluções de problemas envolvendo cálculos percentuais. Diante do cenário supracitado foi realizado um projeto de intervenção pedagógica intitulado “DATASOCIAL: Estudos de temas e problemas sociais atuais através de Infográficos” com o objetivo de oportunizar aos estudantes das 1ªs séries do Ensino Médio conhecimentos e habilidades de leitura e interpretação do gênero textual Infográfico, com vistas ao aperfeiçoamento das situações de ensino-aprendizagem no modelo remoto. Além de discutir questões relacionadas aos problemas sociais que permeiam o cotidiano dos estudantes, realizou-se atividades de leitura e interpretação do gênero textual Infográfico, já que esse é um recurso visual utilizado em revistas, jornais, artigos, livros didáticos e também usado em questões do ENEM e vestibulares. Desta forma, as aulas com a utilização de Infográficos, “constituir-se num poderoso atrativo para veiculação da informação em ambientes e plataformas de ensino e aprendizagem” (BOTTENTUIT JUNIOR; LISBOA; COUTINHO, 2011). Assim, as aulas ganharam maior atrativo por conta da forma “lúdica e interativa” com o uso de Infográficos. Os resultados mostram que houve uma melhora significativa no rendimento desempenho escolar dos estudantes envolvidos nos componentes curriculares de Sociologia, Matemática e Língua Portuguesa, além da redução significativa de abandono e evasão escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.