O Programa Futuras Cientistas é um projeto desenvolvido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste e é destinado a estudantes e professoras do ensino médio, tendo como objetivo principal estimular o interesse e promover a participação de mulheres professoras e estudantes nas áreas de Ciência e suas Tecnologias, através de sua aproximação a Centros Tecnológicos e Instituições de Ensino e Pesquisa. Com base nesses princípios, a imersão científica objetivou a popularização da Ciência e das Tecnologias, bem como a construção e o aprofundamento de conhecimentos na área da biologia molecular por estudantes do ensino médio de escolas públicas. Devido à pandemia do COVID-19 a imersão científica teve sua versão virtual com o uso de aulas teóricas e práticas síncronas, bem como palestras sobre temas relevantes para a construção de novos saberes, tanto no âmbito sociocultural como no científico. O processo de ensino-aprendizagem consistiu de cinco momentos diferentes: o primeiro foi de sondagem dos conhecimentos prévios das participantes; o segundo momento foi a abordagem sobre o DNA, compreendendo aula teórica-expositiva e aula prática de extração de DNA de morangos; no terceiro momento foi realizada aula teórica sobre o RNA acompanhado de uma aula prática, que consistiu na confecção de uma maquete da estrutura do RNA pelas participantes; no quarto momento, foi ministrada aula teórica sobre proteínas, e sequencialmente aula prática para a identificação de proteínas em alimentos; por último houve debate e discussões sobre os assuntos abordados bem como a avaliação do conhecimento construído durante a imersão, mediante a produção de relatório científico e apresentação de resultados para todas as estudantes do programa e para as instituições participantes. As atividades permitiram ao longo da jornada científica favoreceram de maneira prática e didática a análise e discussão dos temas trabalhados, facilitando assim o entendimento coletivo e a construção de novos saberes.