POR QUE ODARA? NO SÂNSCRITO, DENOMINA O QUE É ELEVADO. EM IORUBÁ, SIGNIFICA BELEZA. NO CANDOMBLÉ, É UMA DAS QUALIDADES DO ORIXÁ EXU, SENHOR DOS CAMINHOS E DA COMUNICAÇÃO: UM GUARDIÃO DE SABERES. POPULARMENTE, REFERE-SE AO QUE É BOM E BELO. ENTENDENDO A CULTURA BRASILEIRA COMO UMA ENCRUZILHADA DE SABERES E FAZERES ANCESTRAIS E CONTEMPORÂNEOS, O ODARA SE PROPÕE A AGREGAR IDEIAS PORTADORAS DE FUTURO, A FIM DE PROMOVER INVESTIGAÇÕES E PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM, CONSIDERANDO OS CORPOS EM SUAS POSSIBILIDADES NA CULTURA DAS APARÊNCIAS. É NESSA CONJUNTURA QUE, AO CONJUGAR CULTURA, IDENTIDADE E DIVERSIDADE, OBJETIVA-SE FOMENTAR, EM UM AMBIENTE COMPLEXO, A INCLUSÃO DE PESSOAS ORIUNDAS DE DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS.
DENTRE AS LINHAS DE PESQUISAS ATUAMOS COM: CORPO E CULTURA; EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE; TRABALHO E IDENTIDADE.
LINHAS DE PESQUISA
CORPO E CULTURA: A PARTIR DO RECONHECIMENTO DE INTERSEÇÕES ENTRE CORPO E CULTURA, PROMOVER DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES E INVESTIGAÇÕES SOBRE AS SIGNIFICAÇÕES, POSSIBILIDADES E LIMITES POSTOS AOS CORPOS, TIDOS COMO CONSTRUÇÕES SOCIAIS, IDENTITÁRIAS E AXIOLÓGICAS NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, NA CULTURA DAS APARÊNCIAS, NA MODERNIDADE PERIFÉRICA CONSTITUÍDA PELA REALIDADE SOCIOECONÔMICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA.
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: DESENVOLVER PESQUISAS, AÇÕES EDUCATIVAS E MATERIAL INSTRUCIONAL TENDO COMO ORIENTAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA A PSICOLOGIA SOCIAL, A EDUCAÇÃO CRÍTICA, A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE, A FILOSOFIA DA DIFERENÇA E O PÓS-ESTRUTURALISMO, E EM ARTICULAÇÃO ENTRE REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA; REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA; ÓRGÃOS DE GESTÃO; MOVIMENTOS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, COM FOCO NA VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE HUMANA NAS ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM, DESTACADAMENTE AS ESCOLAS.
TRABALHO E IDENTIDADE: INVESTIGAR, PRODUZIR SABERES CIENTÍFICOS E APLICAR INSTRUMENTAL COM VISTAS À ANÁLISE E INTERVENÇÃO EM SISTEMAS SOCIAIS DE TRABALHO DIVERSOS, COMPOSTOS POR PESSOAS COM DIFERENTES IDENTIDADES GRUPAIS E SIGNIFICAÇÕES CULTURAIS DISTINTAS. IDENTIFICA-SE A GESTÃO DA DIVERSIDADE COMO UM CAMPO DE ESTUDOS COM POTENCIAL TRANSFORMATIVO E UM MECANISMO VIÁVEL DE APROFUNDAMENTO DAS OPORTUNIDADES COLOCADAS PELA PROMOÇÃO DE COMPLEXIDADE HUMANA EM AMBIENTES ANTES HETEROGÊNEOS.
PESQUISAS DESENVOLVIDAS
SMILE – SAÚDE MENTAL DE MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO EM PAÍSES DE BAIXA E MÉDIA RENDA
OBJETIVO 1: ESTIMAR A PREVALÊNCIA DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO, TEPT, IDEAÇÃO SUICIDA E SINTOMATOLOGIA DE ABUSO DE SUBSTÂNCIAS ENTRE 7 GRUPOS DE MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO (MSG) EM 3 PAÍSES DE BAIXA E MÉDIA RENDA CULTURALMENTE DIVERSOS (PBMRS): BRASIL, QUÊNIA E VIETNÃ; OBJETIVO 2: IDENTIFICAR DETERMINANTES CULTURAIS, CONTEXTUAIS, INTERPESSOAIS E INDIVIDUAIS DA SAÚDE MENTAL AO LONGO DO TEMPO, POR E ENTRE O GRUPO DE MSG E O PAÍS; E OBJETIVO 3: DETERMINAR PREFERÊNCIAS DE INTERVENÇÃO DE SAÚDE MENTAL POR MEIO DE EXPERIMENTOS DE ESCOLHA DISCRETA (MALTA, CARDOSO, MONTENEGRO, DE JESUS, SEIXAS, BENEVIDES, DAS DORES SILVA, LEGRAND & WHETTEN, 2019; MALTA, GOMES DE JESUS, LEGRAND, SEIXAS, BENEVIDES, SILVA, LANA, HUYNH, BELDEN & WHETTEN, 2020; GOMES DE JESUS, BELDEN, HUYNH, MALTA, LEGRAND, KAZA & WHETTEN, 2020; JESUS & PEÇANHA, 2021; JESUS, PEÇANHA & SOUZA, 2021).
DEMOCRATIZAR - PARTICIPAÇÃO DE GRUPOS SÓCIO-HISTORICAMENTE DISCRIMINADOS NO PROCESSO ELEITORAL
OBJETIVA INVESTIGAR ESTUDOS E DEBATES APRESENTADOS AO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, CONTRIBUIR PARA A ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO ANALÍTICO E PROPOR ESTRATÉGIAS PARA O SEU APROFUNDAMENTO, NO SENTIDO DE ALINHAR OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS E DE CIDADANIA AOS OBSTÁCULOS IDENTIFICADOS NO ACESSO EFETIVO DAS CHAMADAS MINORIAS AO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO, COM FOCO NOS GRUPOS SÓCIO-HISTORICAMENTE DISCRIMINADOS DE MULHERES, POPULAÇÃO NEGRA E LGBTIS (LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS, TRANSEXUAIS E INTERSEXO) (JESUS & COUTINHO NETO, 2021; JESUS, BUENO, CARNEIRO & COUTINHO NETO, 2022; VIEIRA, JESUS, SANTOS, FILICE, & DIAS, 2022).