Artigo Anais IV ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

GILKA MACHADO: ALMA FEMININA E OS SENTIDOS SENSORIAIS

"2012-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 876
    "edicao_id" => 3
    "trabalho_id" => 295
    "inscrito_id" => 645
    "titulo" => "GILKA MACHADO: ALMA FEMININA E OS SENTIDOS SENSORIAIS"
    "resumo" => "A obra de Gilka Machado surge a partir de 1915 trazendo consigo ideias transgressoras. A referida autora nunca deixou que as ideologias de sua época abafassem ou reprimissem seus sentimentos. Foi por intermédio da poesia que ela encontrou armas para lutar pela defesa de seus pensamentos, quebrando alguns paradigmas sociais relacionados à mulher como, por exemplo, a visão da figura feminina como um sujeito passivo de sentir desejos. Traremos aqui, como proposta de trabalho para alunos do ensino médio, a análise dos poemas “Luz” (Cristais partidos), “Sândalo” e “Peculiaridades” (A revelação dos perfumes), poemas estes, aparentemente eróticos, pelo fato da autora utilizar os sentidos sensoriais (como instrumentos proporcionadores de prazer): tato, olfato, visão, paladar e audição, mas que trazem o erotismo de forma sutil e aguça a curiosidade do leitor."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "nofile.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELLEN KAMILLA ANSELMO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SUELLEN KAMILLA"
    "autor_email" => "suellen_anselmo@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE"
    "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 876
    "edicao_id" => 3
    "trabalho_id" => 295
    "inscrito_id" => 645
    "titulo" => "GILKA MACHADO: ALMA FEMININA E OS SENTIDOS SENSORIAIS"
    "resumo" => "A obra de Gilka Machado surge a partir de 1915 trazendo consigo ideias transgressoras. A referida autora nunca deixou que as ideologias de sua época abafassem ou reprimissem seus sentimentos. Foi por intermédio da poesia que ela encontrou armas para lutar pela defesa de seus pensamentos, quebrando alguns paradigmas sociais relacionados à mulher como, por exemplo, a visão da figura feminina como um sujeito passivo de sentir desejos. Traremos aqui, como proposta de trabalho para alunos do ensino médio, a análise dos poemas “Luz” (Cristais partidos), “Sândalo” e “Peculiaridades” (A revelação dos perfumes), poemas estes, aparentemente eróticos, pelo fato da autora utilizar os sentidos sensoriais (como instrumentos proporcionadores de prazer): tato, olfato, visão, paladar e audição, mas que trazem o erotismo de forma sutil e aguça a curiosidade do leitor."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "nofile.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELLEN KAMILLA ANSELMO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SUELLEN KAMILLA"
    "autor_email" => "suellen_anselmo@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE"
    "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2012

Resumo

A obra de Gilka Machado surge a partir de 1915 trazendo consigo ideias transgressoras. A referida autora nunca deixou que as ideologias de sua época abafassem ou reprimissem seus sentimentos. Foi por intermédio da poesia que ela encontrou armas para lutar pela defesa de seus pensamentos, quebrando alguns paradigmas sociais relacionados à mulher como, por exemplo, a visão da figura feminina como um sujeito passivo de sentir desejos. Traremos aqui, como proposta de trabalho para alunos do ensino médio, a análise dos poemas “Luz” (Cristais partidos), “Sândalo” e “Peculiaridades” (A revelação dos perfumes), poemas estes, aparentemente eróticos, pelo fato da autora utilizar os sentidos sensoriais (como instrumentos proporcionadores de prazer): tato, olfato, visão, paladar e audição, mas que trazem o erotismo de forma sutil e aguça a curiosidade do leitor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.