ENSAIO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA OCORRIDA EM 2017 NA DISCIPLINA ELETIVA EF 960 - CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, MINISTRADA NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNICAMP. ANALISAMOS, À LUZ DO PRESENTE, UMA AULA SOBRE A EXPOSIÇÃO “QUEERMUSEU - CARTOGRAFIAS DA DIFERENÇA NA ARTE BRASILEIRA”, NA QUAL DEMONSTRAMOS A INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES E DISCENTES. A APRESENTAÇÃO DA TEMÁTICA EM AULA SE DEU DE MODO EXPOSITIVO A PARTIR DE UMA REPORTAGEM DO SITE BUZZ FEED, EM QUE APARECEM ALGUMAS OBRAS DA EXPOSIÇÃO E CERTAS LEITURAS POSSÍVEIS DELAS. HOUVE AINDA A EXPLICITAÇÃO DE DETERMINADAS CONCEITUAÇÕES SOBRE ARTE E ATRIBUIÇÕES DE SENTIDOS. APÓS ISTO, ABRIU-SE UM PROCESSO INTERATIVO EM QUE DISCENTES E DOCENTES EXPUSERAM SEUS PONTOS DE VISTAS, O QUE ENVOLVEU CRÍTICAS, PONDERAÇÕES, POSICIONAMENTOS DIVERSIFICADOS E CERTOS CONSENSOS. SÃO OS PRINCIPAIS APORTES TEÓRICOS DESTA ANÁLISE: HELENA ALTMANN (2015), JORGE LUIZ SCHROEDER (2006 E 2010) E JUDITH BUTLER (2018 E 2021). DADO O LEVANTE ULTRACONSERVADOR QUE AINDA SE ESTENDE, PARECEU-NOS LEGÍTIMO SUSCITAR ESTA ANÁLISE SÓ AGORA, PASSADOS QUASE 5 ANOS DOS OCORRIDOS, POIS À ÉPOCA, O VIMOS DE MODO MAIS PASSIONAL E EM UMA RAZÃO PUJANTE DE RESPOSTA APRESSADA. ESTA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA E ANALÍTICA POSSIBILITOU REFLEXÕES SOBRE ECLETISMO NAS ATRIBUIÇÕES DE SENTIDOS EM ARTE, O QUE DEMANDA COMPREENSÃO, TRAZ TENSÕES, E PODE POSSIBILITAR SIGNIFICATIVA AGÊNCIA ARTÍSTICO-EDUCATIVA EM PROCESSOS ESPECIALIZADOS NOS ESTUDOS DE GÊNERO. OS DISSENSOS, EM DISPUTAS E COMPLEMENTARIEDADES PODEM CONTRIBUIR PARA REFLEXÕES E MUDANÇAS. O ECLETISMO E A POLITIZAÇÃO EMERGEM DESTA MATERIALIDADE OBSERVÁVEL E INFERENCIAL NO EXERCÍCIO DA PLURALIDADE, POLITIZAÇÃO, CRÍTICA E LIBERDADE.