Trata-se de uma sequência didática com atividades práticas (medição do pH de diversos sistemas) com trabalho de campo (Observação do meio e coleta de água em cursos naturais locais) e pesquisa na Educação Básica. Pois, concebemos que os estudantes devam aprofundar a compreensão das transformações que ocorrem na natureza, com a interferência humana nesses processos e as relações de dependência Homem-natureza. Por isso, sugerimos que os estudantes realizem suas observações em grupos, e produzam relatórios durante e após a realização das atividades; contando ainda com as pesquisas sobre os temas abordados, com a utilização de imagens e de vídeos. Os resultados serão discutidos durante as aulas práticas de observação. E farão a identificação de soluções ácidas, neutras e básicas, por meio de suas diferenças, explorando aspectos relevantes referentes à poluição ambiental e sobre a exploração de recursos naturais. Consideramos que aulas planejadas sob o ponto de vista multidisciplinar e contextualizado possibilitam o ensino de Ciências Naturais atrelado a uma visão ambiental, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais atraente e significativo tanto para os estudantes quanto para os professores.