A ciência do Brasil sofre há algumas décadas com constantes cortes de recursos e vem desenvolvendo seus trabalhos a duras penas. A íntima ligação entre o desenvolvimento científico e a educação nos mostra que sem desenvolvimento científico, a sua população não visualiza a real importância da ciência e as consequências de sua falta. Essa deficiência na alfabetização científica traz implicações sociais sérias, as quais foram evidenciadas na recente pandemia de COVID-19. A alfabetização científica caracteriza-se pelo domínio consciente da informação científica, organizada de maneira lógica, permitindo a construção e significação do conhecimento e percebendo suas implicações sociais. Nas diretrizes curriculares, a alfabetização científica está relacionada ao ensino de ciências e visa favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades argumentativas. Dentre as competências, destaco a utilização de conceitos científicos na tomada de decisão, compreensão da mútua relação entre ciência e tecnologia e sociedade, distinção entre resultados científicos e opinião pessoal e compreensão de como o conhecimento científico é construído. Uma das estratégias que podem ser empregadas para a alfabetização científica é a Aprendizagem Baseada em Jogos. Nessa proposta, os jogadores aprendam enquanto jogam a partir de situações-problema durante as partidas. Espera-se que o uso de jogos proporcione momentos de diversão, estimulem a participação do aluno e promovam experiências individuais e interpessoais ao provocar nos participantes reflexão acerca de juízo de valores, pensamento crítico, habilidades de trabalho em grupo e de solução de problemas complexos. Os jogos de tabuleiro apresentam características relacionadas às metodologias ativas e devido a esse potencial eles podem ser utilizados como ferramentas educacionais importantes, pois se apresentam como uma estratégia de desenvolvimento simultâneo de competências e habilidades cognitivas, sociais, afetivas e sensório-motoras. Promovem a reformulação de papéis nos ambientes educacionais e a construção coletiva de conhecimento em um espaço lúdico de aprendizagem em todos os níveis educacionais.