A formação de professores no contexto de criação de recursos didáticos tem sido uma de nossas linhas de trabalho tanto no ensino (de graduação e pós-graduação) quanto na pesquisa. A criação parte das necessidades formativas relacionadas à compreensão de problemas sócio-ambientais e conceitos científicos básicos para o ensino de ciências nos anos iniciais. A pesquisa tem permitido compreender os processos de criação por professores de ciências e o espaço de (auto)formação propiciado por esse contexto. Visamos ampliar essa linha de trabalho, divulgado os recursos produzidos, proporcionado vivências de uso deles entre professores, e o diálogo sobre anseios, dúvidas e dificuldades observadas no contexto de suas práticas pedagógicas. Apresentamos nesta oportunidade três recursos didáticos. O “E-lixo”, um jogo de tabuleiro, em que tratamos da discussão sobre o descarte do lixo eletrônico. O “Composição aprendiz”, um jogo de cartas, no qual abordamos o tema da alimentação, alertando o consumidor para a leitura dos rótulos de alimentos e sua composição e a “Gincana sobre Alimentos Utraprocessados”, no qual priorizamos a discussão da presença dos aditivos alimentares e o conhecimento de sua toxologia. A divulgação e uso de recursos didáticos por professores de ciências pode se constituir em um ambiente propicio para a discussão, mobilização e troca de experiências sobre aprender e ensinar ciências, sendo tal discussão orientada para a formação do cidadão crítico e atento ao bem estar e à preservação da vida em geral.