CURSO ONLINE DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87297 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 681 "inscrito_id" => 1128 "titulo" => "CURSO ONLINE DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE" "resumo" => "Neste trabalho são apresentados os resultados alcançados do projeto de extensão Laboratório de Ensino Online (LEO), devido à realização de cursos virtuais sobre a temática Metodologias Ativas (MA) em duas turmas, vinculado a Escola Politécnica de Pernambuco (POLI). O objetivo do curso foi capacitar os participantes sobre o uso de novas metodologias de aprendizagem (Sala de aula invertida, Ensino híbrido, dentre outras), possibilitando a elaboração e o desenvolvimento de aulas inovadoras, capazes de estimular a criatividade e o protagonismo dos discentes, promovendo uma melhor formação docente e uma valorização da sua carreira. O curso foi realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da POLI (POLI Virtual) durante oito semanas, tendo interações síncronas e assíncronas, com carga horária de 60 horas, onde os momentos síncronos eram realizados via Google Meet e os assíncronos eram promovidos semanalmente para o desenvolvimento de aulas criativas. No total foram capacitados 41 participantes de diversas partes do Brasil. Em pesquisa realizada ao término do curso foi possível constatar que 88,9% da Turma 1 e 56,3% da Turma 2 concordaram plenamente que as metodologias abordadas foram claras, e ainda que 93,3% da Turma 1 e 89,7% da Turma 2 afirmaram que pretendem utilizar MA em suas aulas após o curso. Diante dos resultados alcançados percebeu-se que os participantes foram estimulados a elaborarem aulas inovadoras, capazes de promover um maior envolvimento e engajamento por parte dos discentes. Também foi identificado que há uma necessidade crescente principalmente em recursos e métodos que enfatizem o protagonismo dos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID1128_TB681_10062022171845.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAB TOMAZ DE AQUINO" "autor_nome_curto" => "JOAB" "autor_email" => "jta@poli.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87297 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 681 "inscrito_id" => 1128 "titulo" => "CURSO ONLINE DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE" "resumo" => "Neste trabalho são apresentados os resultados alcançados do projeto de extensão Laboratório de Ensino Online (LEO), devido à realização de cursos virtuais sobre a temática Metodologias Ativas (MA) em duas turmas, vinculado a Escola Politécnica de Pernambuco (POLI). O objetivo do curso foi capacitar os participantes sobre o uso de novas metodologias de aprendizagem (Sala de aula invertida, Ensino híbrido, dentre outras), possibilitando a elaboração e o desenvolvimento de aulas inovadoras, capazes de estimular a criatividade e o protagonismo dos discentes, promovendo uma melhor formação docente e uma valorização da sua carreira. O curso foi realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da POLI (POLI Virtual) durante oito semanas, tendo interações síncronas e assíncronas, com carga horária de 60 horas, onde os momentos síncronos eram realizados via Google Meet e os assíncronos eram promovidos semanalmente para o desenvolvimento de aulas criativas. No total foram capacitados 41 participantes de diversas partes do Brasil. Em pesquisa realizada ao término do curso foi possível constatar que 88,9% da Turma 1 e 56,3% da Turma 2 concordaram plenamente que as metodologias abordadas foram claras, e ainda que 93,3% da Turma 1 e 89,7% da Turma 2 afirmaram que pretendem utilizar MA em suas aulas após o curso. Diante dos resultados alcançados percebeu-se que os participantes foram estimulados a elaborarem aulas inovadoras, capazes de promover um maior envolvimento e engajamento por parte dos discentes. Também foi identificado que há uma necessidade crescente principalmente em recursos e métodos que enfatizem o protagonismo dos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID1128_TB681_10062022171845.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAB TOMAZ DE AQUINO" "autor_nome_curto" => "JOAB" "autor_email" => "jta@poli.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }