A Educação Ambiental tem sido foco de estudo em diversas pesquisas atuais. Entretanto, ainda há muitos estudos a explorar no ambiente do ensino superior, especialmente, em cursos de formação docente. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar a inserção da Educação Ambiental nos trabalhos de conclusão de curso de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande. A pesquisa foi realizada por meio de uma busca no repositório da Universidade, considerando o período de 2016 a 2021. Foram analisadas as produções monográficas de 2 cursos de Ciências Biológicas. No total, foram encontrados 202 trabalhos de conclusão de curso (TCC). Entretanto, apenas 6,9% desses trabalhos abordavam sobre a Educação Ambiental. Considerando o período estudado, isso equivale a cerca de 1 TCC por ano, por curso. Os pesquisadores preferiram investigar a Educação Ambiental formal (78,6%), especialmente no ambiente do ensino básico (42,9%). A linha de pesquisa predominante envolvia os resíduos sólidos (35,7%) e a vegetação nativa da Caatinga (14,3%). Diante da presença exígua de pesquisas em Educação Ambiental nos TCCs, é preciso refletir sobre a real inserção desse saber nesses cursos e o provável desinteresse dos alunos sobre o tema, visto que os discentes escolhem a área do seu TCC, principalmente, pela identificação e afinidade ao tema.