EDUCAÇÃO FINANCEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA DISCIPLINA ELETIVA
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86899 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 695 "inscrito_id" => 1439 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA DISCIPLINA ELETIVA" "resumo" => "O referido trabalho tem como objetivo basilar descrever as experiências vivenciadas acerca do ensino da educação financeira em uma disciplina eletiva no novo ensino médio, apresentando os principais desafios e as perspectivas observadas acerca do olhar que os jovens tem sobre o uso do dinheiro. Nesse sentido, faz saber que no presente relato, serão evidenciadas as vivencias do ensino da educação financeira a estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonio Francisco Duarte na cidade de Triunfo – PB, tendo como público alvo os alunos do 1º ano do ensino médio. Todavia, vale ressaltar que para a construção deste trabalho, foi feita uma consulta bibliográfica a materiais disponíveis na internet e a trabalhos acadêmicos voltados ao ensino da educação financeira, tais como: CONEF (Comitê Nacional de Educação Financeira), ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) entre outros. Dessa forma, as discussões acerca da educação financeira no ambiente escolar, vêm a cada dia ganhando mais destaque, uma vez que, a escola não é mais vista apenas como um lugar para a socialização de conhecimentos teóricos, mas sobretudo, um espaço onde crianças e jovens começam a construir a sua visão de mundo, no que diz respeito a vida em sociedade. Sendo assim, a escola tem o papel de ajudar as crianças e aos jovens a compreenderem como lidar com o dinheiro de forma consciente. Portanto, conhecer conceitos básicos da educação financeira, configura-se como um forte aliado no que concerne lidar com as constantes mudanças que podem ocorrer no padrão de vida e consumo das pessoas, pois fatores como a inflação, juros altos, desemprego, crises econômicas entre outros, fazem com que inúmeras pessoas acabem caindo na armadilha do endividamento, e na maioria dos casos, isso ocorre pelo fato dessas pessoas não saberem gerir corretamente o seu próprio orçamente financeiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1439_TB695_11082022090127.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS LISBOA DUARTE" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlos_lisboatf@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86899 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 695 "inscrito_id" => 1439 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA DISCIPLINA ELETIVA" "resumo" => "O referido trabalho tem como objetivo basilar descrever as experiências vivenciadas acerca do ensino da educação financeira em uma disciplina eletiva no novo ensino médio, apresentando os principais desafios e as perspectivas observadas acerca do olhar que os jovens tem sobre o uso do dinheiro. Nesse sentido, faz saber que no presente relato, serão evidenciadas as vivencias do ensino da educação financeira a estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonio Francisco Duarte na cidade de Triunfo – PB, tendo como público alvo os alunos do 1º ano do ensino médio. Todavia, vale ressaltar que para a construção deste trabalho, foi feita uma consulta bibliográfica a materiais disponíveis na internet e a trabalhos acadêmicos voltados ao ensino da educação financeira, tais como: CONEF (Comitê Nacional de Educação Financeira), ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) entre outros. Dessa forma, as discussões acerca da educação financeira no ambiente escolar, vêm a cada dia ganhando mais destaque, uma vez que, a escola não é mais vista apenas como um lugar para a socialização de conhecimentos teóricos, mas sobretudo, um espaço onde crianças e jovens começam a construir a sua visão de mundo, no que diz respeito a vida em sociedade. Sendo assim, a escola tem o papel de ajudar as crianças e aos jovens a compreenderem como lidar com o dinheiro de forma consciente. Portanto, conhecer conceitos básicos da educação financeira, configura-se como um forte aliado no que concerne lidar com as constantes mudanças que podem ocorrer no padrão de vida e consumo das pessoas, pois fatores como a inflação, juros altos, desemprego, crises econômicas entre outros, fazem com que inúmeras pessoas acabem caindo na armadilha do endividamento, e na maioria dos casos, isso ocorre pelo fato dessas pessoas não saberem gerir corretamente o seu próprio orçamente financeiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1439_TB695_11082022090127.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS LISBOA DUARTE" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlos_lisboatf@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }