Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

TECNOLOGIAS DIGITAIS E DOCÊNCIA: COMO LICENCIANDOS PENSAM O USO DESSES RECURSOS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS?

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O objetivo da pesquisa é descrever as compreensões sobre uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em práticas pedagógicas apresentadas por pelos licenciandos cursistas da disciplina Tecnodocência no seu contato inicial e após vivenciarem uma experiência tecnodocente. A problemática que impulsiona essa pesquisa está relacionada à formação dos licenciandos, que nem sempre integra componentes curriculares ou discussões que atrele o uso das TDIC a práticas pedagógicas, oferecendo uma formação inicial desconectada da dinâmica da sociedade tecnológica que irá constituir o espaço de atuação desses profissionais, fazendo com que idealizem práticas pedagógicas ancoradas em uma transposição das aulas tradicionais ao uso tecnológico, e não em transformações na docência e na forma de compartilhar saberes mediado por esses recursos. Para verificar as concepções de licenciandos sobre a temática, realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva, com 24 sujeitos, oriundos de 9 áreas disciplinares, matriculados na disciplina Tecnodocência no primeiro semestre do ano de 2022. A pesquisa subdividiu-se em: planejamento, onde foi realizada a elaboração do projeto e da escolha de que instrumentos e base de dados seriam utilizados para o desenvolvimento da pesquisa, coleta de dados com aplicação do questionário de sondagem e do questionário de autoavaliação, e análise a partir da interpretação direta dos dados e da organização por meio de planilha eletrônica com a distribuição em frequências absolutas e o cálculo das frequências relativas para cada elemento distribuído dentro das duas categorias definidas. Constatou-se que, após vivenciarem uma experiência tecnodocente, os licenciandos passaram a incorporar em suas compreensões sobre docência um viés mais construcionista, pautado na produção autoral pelos alunos, relações escolares menos hierárquicas e uma ideia de parceria entre aluno e professor no processo de construção do conhecimento.

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