A Astronomia é uma ciência que estuda os corpos celestes (planetas, asteroides, cometas, estrelas, galáxias), dessa forma é imprescindivel que seja inserida ainda nos anos iniciais da vida escolar (BARTELMEBS E MORAIS, 2011). Fantoches podem ser grandes aliados no ensino de ciências na educação infantil (SILVA e PIASSI, 2011). Com eles, fica mais fácil prender a atenção das crianças, deixando a aula participativa, divertida e dinâmica (NASCIMENTO et al, 2018). O terceiro centro de apoio as escolas em tempo de integral (Caeti III), conhecido como Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca, é um espaço não formal que tem contribuído de forma significativa com a popularização do ensino de astronomia e ciências no município de Arapiraca e regiões circunvizinhas (SILVA et al, 2019). Sendo assim, o objetivo deste trabalho é demostrar a utilização de metodologia interativa e lúdica no ensino de ciências com a temática da Astronomia para promover a educação científica. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva, explorando as atividades que foram desenvolvidas de 2018 a 2022. A pesquisa e descrição das atividades é ancorada através de fontes documentais institucionais, artigos e dos textos construídos para o teatro de fantoches sobre as diversas temáticas da astronomia, em uma linguagem clara, objetiva e lúdica, além das mídias digitais em que foram publicadas. Conclui-se que os alunos mostravam-se mais atentos e interativos aos conteúdos astronômicos expostos através dos fantoches. Os alunos se beneficiam com a aula lúdica, desta forma, fica mais fácil do conteúdo ser assimilado. Palavras-chave: Metodologia, Astronomia, Fantoches.