A Deficiência Intelectual (DI) é um quadro caracterizado pelo comprometimento da capacidade cognitiva impactando na adaptação, funcionalidade e autonomia do sujeito acometido. O processo de envelhecimento para esse sujeito ocorre de forma precoce quando comparada a parcela populacional que não apresenta esta condição de saúde, tendo seu início por volta dos 40 anos de vida. Assim como na maior parte da população, o percurso da senescência nesses casos é atravessado por uma multiplicidade de fatores de caráter biológico, social, cultural e emocional, possuindo ainda especificidades características do próprio quadro. Idosos com deficiência intelectual se apresentam como um público em maior vulnerabilidade para experiências de solidão e desenvolvimento de problemas emocionais e comportamentais, além de terem um maior comprometimento da funcionalidade e necessidade de suporte quando comparados às pessoas que não apresentam este diagnóstico. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo a realização de uma revisão de literatura a respeito dos aspectos emocionais envolvidos no processo de envelhecimento de pessoas com deficiência intelectual, buscando compreender quais temáticas estão relacionadas com a experiência emocional desse público, nesta fase da vida. Para isso, foram realizadas buscas nas bases de dados PUBMED, Science Direct e Scielo utilizando os descritores “Deficiência Intelectual”, “Envelhecimento” e “Emocional” e filtrando artigos entre os anos de 2014 a 2022. Os resultados mostraram que o processo de senescência do idoso com deficiência intelectual é atravessado por tópicos que tangem às relações interpessoais, apoio e a participação social, o impacto dos eventos de vida sobre a saúde mental nesse público, a presença de transtornos mentais e psicopatológicos, e da estigmatização dos idosos com deficiência intelectual, ressaltando o atravessamento da solidão e a diferença de gênero na experiência do processo de envelhecer nesse público específico.