SOBRAL, Elba Chagas et al.. A formação para o envelhecimento do profissional de educação. Anais do IX CIEH... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/86407>. Acesso em: 22/12/2024 17:22
A educação formal tem se mostrado como importante coadjuvante no processo de envelhecimento e na integração das pessoas idosas na sociedade. As políticas públicas, as formas de organização social, o conhecimento ampliado sobre a saúde física, mental e espiritual da população em envelhecimento constituem notadamente os campos de ação da educação para o envelhecimento. A presente revisão de literatura buscou verificar a existência da temática do envelhecimento como parte integrante do currículo de formação na graduação no curso de Pedagogia. Especificamente: investigou-se como os professores se relacionam com a temática do envelhecimento; verificou-se como a gerontologia se insere na formação do educador; como o conhecimento sobre o envelhecimento pode promover a intergeracionalidade e quando acontece, de que forma? Como método, optamos por uma revisão narrativa da literatura, e na busca de um entendimento crítico sobre a temática, selecionamos artigos que contemplasse em várias possibilidades a educação para o envelhecimento. Dessa forma a revisão se deu nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), SciELO - Scientific Library Electronic, e Portal PePSIC – Periódicos Eletrônicos em Psicologia, como estratégia de busca aplicou-se os termos “gerontologia”, “educação”, “intergeracionalidade” e “formação de professores”. Após a leitura, foi realizada a triagem dos artigos que contemplassem o objetivo proposto. Em seguida, realizou-se a presente redação atravessada pelo relato de experiência da autora sobre sua vivência como pedagoga. Conclui-se com esta revisão, que a formação em gerontologia não está presente nos currículos e na formação dos educadores; a busca pelo conhecimento desta disciplina, quando ocorre, é de forma autônoma e transversal pelos professores; os professores que aprendem sobre o envelhecimento, no geral, de forma intergeracional transmitem a temática para seus alunos. Dessa forma destaca-se como emergente o debate sobre a inclusão desta temática na sociedade.