Introdução: Os filmes, além de uma opção de lazer, muitas vezes retratam um reflexo da realidade. E quando o tema nas telas é o envelhecimento, torna-se ainda mais interessante no sentido de desconstruir percepções culturais. Somado a isso, oficinas de roda de conversa são importantes aliados na reflexão da concepção dos estudantes em relação a esse processo, contribuindo na sua formação e ressignificação de conceitos. Portanto, este relato de experiência visou proporcionar espaços para troca de ideias entre estudantes, contribuindo para a formação na área da saúde do idoso. Métodos: As atividades do projeto aconteceram semanalmente, em momentos síncronos e assíncronos, devido à reorganização diante do cenário pandêmico. Nos momentos assíncronos os estudantes assistiam o filme e produziam materiais sobre a temática escolhida. E nos síncronos eram desenvolvidas oficinas pedagógicas, utilizando a roda de conversa para possibilitar a explanação e discussão das diversas reflexões. Resultados: Como resultados destacam-se o compartilhar de experiências e opiniões, abrindo espaço para a ressignificação do ponto de vista dos participantes. A utilização das rodas de conversa, para os estudantes, se mostrou interessante e eficaz, uma vez que, através das trocas e dinamicidade dessa abordagem pedagógica, trouxe mais segurança em seus desempenhos práticos e aprofundamento em conhecimentos teóricos na área. Além disso, a soma das experiências pessoais ao conhecimento científico, aprofundou ainda mais as diversas concepções do envelhecimento, revelando grande potencial na melhoria da capacitação de estudantes ao possibilitar uma visão mais integral do indivíduo. Considerações finais: Essa visão mais holística do cuidado é considerada um marco para a construção da trajetória acadêmica, atentando às diversas concepções do envelhecimento, e às necessidades individuais e coletivas. Dessa forma, contribuiu para a desconstrução de preconceitos e tabus, proporcionando uma nova perspectiva no cuidado à saúde do idoso através de uma abordagem integral e subjetiva do envelhecer em cada indivíduo e contexto.