O USO DO GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85314 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 159 "inscrito_id" => 158 "titulo" => "O USO DO GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO SUBPROJETO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEPB, CÂMPUS VII E RELATAR O USO DO GEOGEBRA COMO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS DE MATEMÁTICA, NAS TURMAS DE TERCEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO (EM), NA EEEFM CORIOLANO DE MEDEIROS, NA CIDADE PATOS-PB. ATRAVÉS DE PESQUISAS COM O ALUNADO, CONSEGUIMOS IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ELES NAS AULAS DE MATEMÁTICA. ALIADA AOS DADOS EMPÍRICOS, ESTUDAMOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA, A SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DE D'AMBROSIO (2005) DENTRE OUTROS; BEM COMO O APOIO NA BNCC, PUDEMOS DEFINIR FERRAMENTAS DIGITAIS QUE AJUDASSE O ENSINO E FACILITASSE A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO EM. ESSE TEXTO ENFOCA O GEOGEBRA, FERRAMENTA USADA NA COMPREENSÃO DA ÁLGEBRA E GEOMETRIA, DE MANEIRA INTERATIVA, RELATANDO COMO FOI A EXPERIÊNCIA COM TAL RECURSO, EM ESPECIAL DE UMA OFICINA DIDÁTICA DESTINADA AO USO DESSA FERRAMENTA. A INTERVENÇÃO UTILIZANDO O GEOGEBRA REVELOU QUE O USO DE NOVAS FERRAMENTAS E AULAS MAIS INTERATIVAS TÊM MAIOR POTENCIAL DE DESENVOLVER APRENDIZAGEM. ALÉM DE OS ESTUDANTES EXPLICITARAM EM SEUS ENUNCIADOS O GOSTO PELO USO DA FERRAMENTA, CONSTATAMOS MAIOR ENGAJAMENTO, INTERAÇÃO E A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS E A OFICINA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "PIBID, MATEMÁTICA, GEOGEBRA, ENSINO REMOTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA10_ID158_10032022151521.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYKOM SIMOA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAYKOM" "autor_email" => "maykom.silva@aluno.uepb.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85314 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 159 "inscrito_id" => 158 "titulo" => "O USO DO GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO SUBPROJETO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEPB, CÂMPUS VII E RELATAR O USO DO GEOGEBRA COMO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS DE MATEMÁTICA, NAS TURMAS DE TERCEIRAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO (EM), NA EEEFM CORIOLANO DE MEDEIROS, NA CIDADE PATOS-PB. ATRAVÉS DE PESQUISAS COM O ALUNADO, CONSEGUIMOS IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ELES NAS AULAS DE MATEMÁTICA. ALIADA AOS DADOS EMPÍRICOS, ESTUDAMOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA, A SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DE D'AMBROSIO (2005) DENTRE OUTROS; BEM COMO O APOIO NA BNCC, PUDEMOS DEFINIR FERRAMENTAS DIGITAIS QUE AJUDASSE O ENSINO E FACILITASSE A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO EM. ESSE TEXTO ENFOCA O GEOGEBRA, FERRAMENTA USADA NA COMPREENSÃO DA ÁLGEBRA E GEOMETRIA, DE MANEIRA INTERATIVA, RELATANDO COMO FOI A EXPERIÊNCIA COM TAL RECURSO, EM ESPECIAL DE UMA OFICINA DIDÁTICA DESTINADA AO USO DESSA FERRAMENTA. A INTERVENÇÃO UTILIZANDO O GEOGEBRA REVELOU QUE O USO DE NOVAS FERRAMENTAS E AULAS MAIS INTERATIVAS TÊM MAIOR POTENCIAL DE DESENVOLVER APRENDIZAGEM. ALÉM DE OS ESTUDANTES EXPLICITARAM EM SEUS ENUNCIADOS O GOSTO PELO USO DA FERRAMENTA, CONSTATAMOS MAIOR ENGAJAMENTO, INTERAÇÃO E A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DURANTE AS AULAS E A OFICINA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "PIBID, MATEMÁTICA, GEOGEBRA, ENSINO REMOTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA10_ID158_10032022151521.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYKOM SIMOA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAYKOM" "autor_email" => "maykom.silva@aluno.uepb.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }