ESTE TRABALHO, TRATA-SE DE UM RELATO DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA POR UMA ALUNA DE QUÍMICA, BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), REALIZADA EM UMA TURMA DE ELETIVA VOLTADA PARA PROBLEMAS AMBIENTAIS DA ESCOLA ECIT FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB. NESTE RELATO BUSCOU-SE DESCREVER A EXPERIÊNCIA DE UMA AULA ONDE FOI UTILIZADA TRÊS TIPOS DE METODOLOGIAS ATIVAS: O VÍDEO DE UM EXPERIMENTO, O RELATO DE UMA HISTÓRIA E UM JOGO EDUCATIVO. O ENFOQUE DO TRABALHO É MOSTRAR O BENEFICIO PARA A EDUCAÇÃO NA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA, POIS A MESMA BUSCA ATRAIR OS ALUNOS A PARTICIPAREM DAS AULAS E A ENTENDER O CONTEÚDO MINISTRADO, DEIXANDO DE LADO O ENSINO TRADICIONAL E CONTEUDISTA. OS RESULTADOS EXPOSTOS, BUSCOU MOSTRAR OS PONTOS POSITIVOS NA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO E O DESEMPENHO DOS ALUNOS DIANTE DA METODOLOGIA PROPOSTA.