O ENSINO REMOTO VEIO PARA SUPRIR A NECESSIDADE QUE A EDUCAÇÃO BÁSICA ESTAVA PASSANDO DEVIDO A PANDEMIA OCASIONADA PELA COVID-19. ENTRETANTO, ESSE ENSINO TRAZ ALGUMAS BARREIRAS A SEREM ULTRAPASSADAS PRINCIPALMENTE PELOS ESTUDANTES DE CLASSE SOCIAL BAIXA. COMO PARTICIPANTES DO PIBID, VIVENCIAMOS DIRETAMENTE ESSA REALIDADE. PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS RELACIONADOS À CONEXÃO DE INTERNET, E FALTA DE APARELHOS DE CONECTIVIDADE PARA USO PROLONGADO, FOI DESENVOLVIDO PELOS DISCENTES DO PROGRAMA, JUNTAMENTE COM O SUPERVISOR, A REALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS POR MEIO DE PODCASTS. COM VÍDEOS CURSO E BEM EXPLICATIVOS SE TORNOU POSSÍVEL UMA BOA COMPREENSÃO DOS ALUNOS, UNINDO COM A PRATICIDADE PARA QUEM NÃO POSSUÍA FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA O ESTUDO. ESSES VÍDEOS FORAM REPASSADOS PRINCIPALMENTE VIA WHATSAPP, ONDE OS ALUNOS TAMBÉM DERAM O FEEDBACK SOBRE OS TEMAS ABORDADOS. A NECESSIDADE DE ESTAR SEMPRE EM ADAPTAÇÃO FEZ COM QUE AS AULAS, MESMO EM TEMPOS DIFÍCEIS QUE ESTÃO SENDO VIVIDOS, NÃO PARASSEM. OS ALUNOS CONTINUARAM SUA JORNADA EDUCACIONAL.