COM AS MEDIDAS DE RESTRIÇÃO CAUSADAS PELA PANDEMIA DE COVID-19, O PROFESSOR DE FÍSICA PRECISOU DESENVOLVER HABILIDADES ALÉM DAQUELAS ÀS QUAIS RECEBEU FORMAÇÃO. NESTE SENTIDO, ESTE TRABALHO CONTA COM O RELATO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DESENVOLVIDAS POR QUATRO PROFESSORES EM FORMAÇÃO, NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO. FUNDAMENTADAS NA DINAMICIDADE DA ETAPA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA PARA O SABER ENSINADO E NOS ENCAMINHAMENTOS DISPOSTOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, AS ESTRATÉGIAS EMPREGADAS PARA OS TÓPICOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO CONTARAM COM TRÊS DIMENSÕES METODOLÓGICAS. A PRIMEIRA DIMENSÃO SE DESENVOLVEU NA ELABORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS E SE MOSTROU EFICIENTE COMO ESTRATÉGIA PARA AS AULAS DE LABORATÓRIO, SENDO COMPLEMENTADAS E CONTEXTUALIZADAS COM A DIMENSÃO HISTÓRICO-FILOSÓFICA DA CIÊNCIA COMO COMPONENTE DE CONSTATAÇÃO DE QUE A CIÊNCIA NÃO SE DESENVOLVE DE MANEIRA LINEAR E QUE REFLETE AS CONDIÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS DE SEU TEMPO. ENTENDENDO AS DIFICULDADES IMPOSTAS PELO ENSINO REMOTO, A TERCEIRA DIMENSÃO SE DESENVOLVEU NA PERSPECTIVA REPRESENTACIONAL DAS AULAS, COM O USO DE SOFTWARES DE SIMULAÇÃO E DE MODELAGEM 3D, O QUE FOI FUNDAMENTAL NA ABORDAGEM DOS MODELOS DE CAMPO VETORIAL E DAS REGRAS QUE DETERMINAM O SENTIDO DE VETORES. RESULTADOS OBTIDOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS E COMENTÁRIOS DOS ESTUDANTES PERMITIRAM AVALIAR DE MANEIRA POSITIVA AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO EMPREGADAS, O QUE SE REFLETIU NAS AVALIAÇÕES DOS CONTEÚDOS ABORDADOS.