GT 01 – POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINOLEITURA E IMAGINAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DE IMAGENS NA LEITURA DE POESIA POR APRENDIZES DO ENSINO FUNDAMENTALNathalia Ferreira DuarteMarly AmarilhaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRNnatyferreiraduarte@hotmail.comRESUMOO artigo é um recorte da pesquisa “A multimodalidade na leitura do poema e do livro de poesia em aprendizes da escola fundamental - estudo longitudinal” (AMARILHA, CNPq/PROPESQ/ 2010-2014). Elege como tema de investigação a constituição de imagens na leitura de poesias. Tem como objetivo refletir sobre os conceitos de leitura, poesia e imaginação como forma de estabelecer a interseção desses conceitos na construção de imagens mentais na leitura de poesia por crianças do ensino fundamental. Como referencial teórico, baseia-se nos estudos desenvolvidos por Amarilha (1997), Bosi (1936), Cunha (1998), Durand (1979), Kirinus (1998; 2011), Pound (1983), Sartre (2008), Silva (2011), Vigotski (1998), dentre outros. Palavras-chaves: Poesia. Leitura. Representação imagética.