RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM O PROJETO “O TEATRO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DOCENTES DO PIBID”
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8279 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 90 "inscrito_id" => 548 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM O PROJETO “O TEATRO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DOCENTES DO PIBID”" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas pelos bolsistas do PIBID/UERN (Programa Institucional de Iniciação a Docência), mais especificamente com o Projeto “O teatro na escola: contribuições docentes do PIBID”, que tem suas atividades desenvolvidas na Escola Estadual Professora “Maria Edilma de Freitas”. Nosso principal foco de trabalho é a leitura e releitura inserida nas artes, pois sabemos que esse contato com as artes, por exemplo, teatro, dança, música e literatura, propicia um conhecimento humano sensível-cognitivo, tanto estético como comunicacional e que essa experiência é exercício para a cidadania e a ética construtora das identidades artísticas dos jovens, permitindo-lhes analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações artísticas em suas múltiplas funções. Baseados nos estudos de Araújo (2009) Cobra (2013) PCN (1999) PCN (2000) tentamos fomentar o gosto pela leitura, principalmente a literária, pois ela proporciona uma maior reflexão da sociedade. Dentre as atividades, trabalhamos a expressão artística por meio do teatro, dança, música, literatura, onde envolvemos os alunos em jogos que possibilitou discussões acerca das obras literárias que foram estudadas na sala de aula e depois dramatizadas. Os resultados mostram que o trabalho com a leitura/releitura inserida nas artes, abordando diferentes linguagens artísticas, desperta nos alunos o interesse e o gosto pelo ato de ler, atuar, dançar e produzir o espetáculo, propiciando a ampliação de conhecimentos estéticos e culturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência" "palavra_chave" => "LEITURA, TEATRO, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_09_2014_09_45_42_idinscrito_548_788eeaa8ea9a6baaf9bf7888a9a6dbfa.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLIVONEIDE DE FREITAS FREIRE" "autor_nome_curto" => "CLIVONEIDE" "autor_email" => "mariaclivoneide@yahoo.com" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA EDILMA DE FREIRTAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8279 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 90 "inscrito_id" => 548 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIAS COM O PROJETO “O TEATRO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DOCENTES DO PIBID”" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar experiências vivenciadas pelos bolsistas do PIBID/UERN (Programa Institucional de Iniciação a Docência), mais especificamente com o Projeto “O teatro na escola: contribuições docentes do PIBID”, que tem suas atividades desenvolvidas na Escola Estadual Professora “Maria Edilma de Freitas”. Nosso principal foco de trabalho é a leitura e releitura inserida nas artes, pois sabemos que esse contato com as artes, por exemplo, teatro, dança, música e literatura, propicia um conhecimento humano sensível-cognitivo, tanto estético como comunicacional e que essa experiência é exercício para a cidadania e a ética construtora das identidades artísticas dos jovens, permitindo-lhes analisar, refletir, respeitar e preservar as diversas manifestações artísticas em suas múltiplas funções. Baseados nos estudos de Araújo (2009) Cobra (2013) PCN (1999) PCN (2000) tentamos fomentar o gosto pela leitura, principalmente a literária, pois ela proporciona uma maior reflexão da sociedade. Dentre as atividades, trabalhamos a expressão artística por meio do teatro, dança, música, literatura, onde envolvemos os alunos em jogos que possibilitou discussões acerca das obras literárias que foram estudadas na sala de aula e depois dramatizadas. Os resultados mostram que o trabalho com a leitura/releitura inserida nas artes, abordando diferentes linguagens artísticas, desperta nos alunos o interesse e o gosto pelo ato de ler, atuar, dançar e produzir o espetáculo, propiciando a ampliação de conhecimentos estéticos e culturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas formativas no PIBID: relatos de experiências na docência" "palavra_chave" => "LEITURA, TEATRO, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_23_09_2014_09_45_42_idinscrito_548_788eeaa8ea9a6baaf9bf7888a9a6dbfa.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLIVONEIDE DE FREITAS FREIRE" "autor_nome_curto" => "CLIVONEIDE" "autor_email" => "mariaclivoneide@yahoo.com" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA EDILMA DE FREIRTAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }