Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

BIBLIOTECAS E SALAS DE LEITURA NAS ESCOLAS: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL E ATUAÇÃO NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Palavra-chaves: BIBLIOTECAS, SALAS DE LEITURA, ATUAÇÃO Comunicação Oral (CO) Mediação de leitura na Educação Básica
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8114
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 18
    "inscrito_id" => 156
    "titulo" => "BIBLIOTECAS E SALAS DE LEITURA NAS ESCOLAS: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL E ATUAÇÃO NA FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "resumo" => "Neste artigo, ligado ao grupo de trabalho Mediação de leitura na Educação Básica – aberto durante a realização da V SETEPE (Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas) será apresentado o resultado de estudos e pesquisa realizados durante a primeira fase do Mestrado Acadêmico em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Assim, esse artigo apresenta resultados de pesquisa, numa abordagem quantitativa e qualitativa, caracterizada como uma pesquisa de campo e consolidada a partir de visitas a duas escolas públicas do município X, ligadas à rede estadual e municipal de ensino, cuja proposta de trabalho tem como foco a verificação do papel e atuação das bibliotecas e salas de leitura localizadas no próprio ambiente escolar – ao nosso entender, coadjuvantes no processo de formação de leitores. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida através da verificação de documentos inerentes à instituição escolar (como o Projeto Político Pedagógico e Projeto de Formação Leitora) assim como a observação dos espaços de leitura - salas específicas e/ou bibliotecas, além de entrevistas com o pessoal responsável por estes espaços (auxiliares de bibliotecas). Nesse sentido, ressalta-se a contribuição desta pesquisa como constituição de um espaço de discussão e reflexão sobre questões pertinentes quando o assunto em pauta é a formação de leitores e, principalmente o planejamento e atuação dos responsáveis pelos ambientes disponíveis para esse fim intensificando o trabalho do professor que, evidentemente, tem caráter essencial. Tomou-se como base e fundamentação teórica autores como: Azevedo (2006), Shavit (2003), Pontes (2012), Colomer  (2006), entre outros que discutem, analisam e sugerem espaços de formação leitora no ambiente escolar desde os anos iniciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Mediação de leitura na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "BIBLIOTECAS, SALAS DE LEITURA, ATUAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_09_2014_16_22_38_idinscrito_156_c0aa2efe174d09dfeb782a14065c8c64.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO ALDAIR NETO"
    "autor_nome_curto" => "PROF ALDAIR NETO"
    "autor_email" => "profaldairneto@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8114
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 18
    "inscrito_id" => 156
    "titulo" => "BIBLIOTECAS E SALAS DE LEITURA NAS ESCOLAS: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL E ATUAÇÃO NA FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "resumo" => "Neste artigo, ligado ao grupo de trabalho Mediação de leitura na Educação Básica – aberto durante a realização da V SETEPE (Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas) será apresentado o resultado de estudos e pesquisa realizados durante a primeira fase do Mestrado Acadêmico em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Assim, esse artigo apresenta resultados de pesquisa, numa abordagem quantitativa e qualitativa, caracterizada como uma pesquisa de campo e consolidada a partir de visitas a duas escolas públicas do município X, ligadas à rede estadual e municipal de ensino, cuja proposta de trabalho tem como foco a verificação do papel e atuação das bibliotecas e salas de leitura localizadas no próprio ambiente escolar – ao nosso entender, coadjuvantes no processo de formação de leitores. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida através da verificação de documentos inerentes à instituição escolar (como o Projeto Político Pedagógico e Projeto de Formação Leitora) assim como a observação dos espaços de leitura - salas específicas e/ou bibliotecas, além de entrevistas com o pessoal responsável por estes espaços (auxiliares de bibliotecas). Nesse sentido, ressalta-se a contribuição desta pesquisa como constituição de um espaço de discussão e reflexão sobre questões pertinentes quando o assunto em pauta é a formação de leitores e, principalmente o planejamento e atuação dos responsáveis pelos ambientes disponíveis para esse fim intensificando o trabalho do professor que, evidentemente, tem caráter essencial. Tomou-se como base e fundamentação teórica autores como: Azevedo (2006), Shavit (2003), Pontes (2012), Colomer  (2006), entre outros que discutem, analisam e sugerem espaços de formação leitora no ambiente escolar desde os anos iniciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Mediação de leitura na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "BIBLIOTECAS, SALAS DE LEITURA, ATUAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_09_2014_16_22_38_idinscrito_156_c0aa2efe174d09dfeb782a14065c8c64.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO ALDAIR NETO"
    "autor_nome_curto" => "PROF ALDAIR NETO"
    "autor_email" => "profaldairneto@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Neste artigo, ligado ao grupo de trabalho Mediação de leitura na Educação Básica – aberto durante a realização da V SETEPE (Semana de Estudos, Teorias e Práticas Educativas) será apresentado o resultado de estudos e pesquisa realizados durante a primeira fase do Mestrado Acadêmico em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Assim, esse artigo apresenta resultados de pesquisa, numa abordagem quantitativa e qualitativa, caracterizada como uma pesquisa de campo e consolidada a partir de visitas a duas escolas públicas do município X, ligadas à rede estadual e municipal de ensino, cuja proposta de trabalho tem como foco a verificação do papel e atuação das bibliotecas e salas de leitura localizadas no próprio ambiente escolar – ao nosso entender, coadjuvantes no processo de formação de leitores. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida através da verificação de documentos inerentes à instituição escolar (como o Projeto Político Pedagógico e Projeto de Formação Leitora) assim como a observação dos espaços de leitura - salas específicas e/ou bibliotecas, além de entrevistas com o pessoal responsável por estes espaços (auxiliares de bibliotecas). Nesse sentido, ressalta-se a contribuição desta pesquisa como constituição de um espaço de discussão e reflexão sobre questões pertinentes quando o assunto em pauta é a formação de leitores e, principalmente o planejamento e atuação dos responsáveis pelos ambientes disponíveis para esse fim intensificando o trabalho do professor que, evidentemente, tem caráter essencial. Tomou-se como base e fundamentação teórica autores como: Azevedo (2006), Shavit (2003), Pontes (2012), Colomer (2006), entre outros que discutem, analisam e sugerem espaços de formação leitora no ambiente escolar desde os anos iniciais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.