Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O JOGO COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, EDUCAÇÃO FÍSICA, JOGO Comunicação Oral (CO) Estágios supervisionados nos cursos de licenciaturas: experiências e vivências no processo de formação
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Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

O estágio supervisionado traz para o estagiário, possibilidades de vivenciar a pratica docente, conhecer a realidade da escola, compreender com o professor da escola atua, o que ensina, a concepção dos alunos e as dificuldades enfrentadas pelo professor. Enfim, o intuito do estágio supervisionado II é possibilitar ao estagiário a vivência, ou seja, lecionar aulas de educação física, começar a planejar suas aulas, quais conteúdos trabalhar com os alunos. É nas aulas de educação física que deve-se oportunizar uma prática gradativa e sequenciada no processo de ensino e aprendizagem dos movimentos e a formação humana. Essa sequencia pedagógica se dá através do jogo, pois assim estas crianças possam aprender e por em pratica o que lhe esta sendo transmitido sem deixar de vivenciar a ludicidade através do brincar. Diante disso, os objetivos deste trabalho, onde através de um relato de experiência, é discutir sobre a importância de se trabalhar o conteúdo jogo no ensino fundamental I, colocando em evidencia todos os benefícios que o mesmo pode trazer para a formação e o desenvolvimento do educando e a importância da atuação do professor de educação física nesse processo. Assim, durante todo o período do estagio supervisionado II, foi possível conhecer e observar vários aspectos no que diz respeito ao ambiente escolar, especificamente na turma escolhida relacionando com o conteúdo jogo. As aulas devem exercitar não só o corpo, mas também os valores humanos. Por isso que o papel do professor da educação infantil e no fundamental I deve em primeiro lugar uma gama de possibilidades de jogos e brincadeiras, para que a criança possa se desenvolver seu intelectual, social, como também o motor. É a partir do jogo a criança irá sentir prazer e satisfação pessoal, aprendendo a ter respeito com si e com o próximo, respeitando e convivendo com as diferenças e construindo uma postura responsável perante a sociedade, tornando-se uma pessoa mais crítica, humana e consciente.

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