Artigo Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-53-5

MANUEL DE FREITAS: ENTRE A RECUSA E A AFIRMAÇÃO DO POEMA

Palavra-chaves: POEMA, LEITURA, CITAÇÃO, MANUEL DE FREITAS, HERBERTO HELDER Comunicação Oral Linha Temática 01: Interlocuções: literatura portuguesa e seus tempos
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      REFERENCIAL TEÓRICO\r\n
      LERNER, B. ÓDIO À POESIA. TRADUÇÃO DE DANIEL JONAS. LISBOA: ELSINORE, 2017.  \r\n
      PAZ, O. O ARCO E A LIRA. TRADUÇÃO DE ARI ROITMAN E PAULINA WACHT. SÃO PAULO: COSAC NAIFY, 2012.  \r\n
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Publicado em 16 de março de 2022

Resumo

NESTA APRESENTAÇÃO, INVESTIGA-SE O MECANISMO, RECORRENTE NA POESIA MODERNA, DE PENSAR E ESCREVER O POEMA A PARTIR DA RECUSA DE SEUS ASPECTOS TRADICIONALMENTE IDENTIFICÁVEIS. A SEGUIR, DEMONSTRAM-SE AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DA OBRA DE MANUEL DE FREITAS EM RELAÇÃO A ESSE PROCEDIMENTO POÉTICO MODERNO. POR FIM, INVESTIGA-SE, NA OBRA DE FREITAS, O PAPEL DA LEITURA COMO PRÁTICA INDISSOCIÁVEL DA ESCRITA, QUE SE PRODUZ À DIFERENÇA DAQUILO QUE CITA. PARA EXEMPLIFICAR ESSE TRAÇO DA OBRA DE FREITAS, ANALISAM-SE DOIS POEMAS QUE SE ESTRUTURAM COMO CENAS DE LEITURA E ESCRITA, SENDO UMA EM DIÁLOGO COM A OBRA DE HERBERTO HELDER E OUTRA COM O FILME PATTERSON, DE JIM JARMUSCH. REFERENCIAL TEÓRICO LERNER, B. ÓDIO À POESIA. TRADUÇÃO DE DANIEL JONAS. LISBOA: ELSINORE, 2017. PAZ, O. O ARCO E A LIRA. TRADUÇÃO DE ARI ROITMAN E PAULINA WACHT. SÃO PAULO: COSAC NAIFY, 2012. VALÉRY, P. A SERPENTE E O PENSAR. TRADUÇÃO DE AUGUSTO DE CAMPOS. SÃO PAULO: FICÇÕES, 2011.

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