CINZENTO E DOURADO: DUAS CORES EXPRESSIONISTAS À PORTUGUESA EM HÚMUS DE RAUL BRANDÃO
"2022-03-16" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82595 "edicao_id" => 193 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 330 "titulo" => "CINZENTO E DOURADO: DUAS CORES EXPRESSIONISTAS À PORTUGUESA EM HÚMUS DE RAUL BRANDÃO" "resumo" => "DO FINAL DO SÉCULO XIX AO INÍCIO DO XX, A EUROPA FOI PALCO DE DIVERSAS EXPERIMENTAÇÕES ARTÍSTICAS QUE VISAVAM ROMPER COM O CONCEITO TRADICIONAL DE ARTE QUE SE TINHA ATÉ ALI E FUNDARAM, PARA ISSO, NOVAS PROPOSTAS DE VANGUARDA. UMA DELAS FOI O EXPRESSIONISMO, QUE, INSPIRADO PELAS PINTURAS DE ARTISTAS COMO EDVARD MUNCH E VINCENT VAN GOGH, PRESTIGIOU A SUBJETIVIDADE E MERGULHOU NA CRISE DA MODERNIDADE, EXPRESSANDO O DESESPERO E A ANGÚSTIA DO HOMEM EUROPEU MODERNO. O EXPRESSIONISMO CRESCEU NA ALEMANHA APÓS A DEVASTAÇÃO CAUSADA PELA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E SE TORNOU UM REFERENCIAL ESTÉTICO E ÉTICO, INFLUENCIANDO MUITOS OUTROS ARTISTAS, MAS FOI QUASE INEXISTENTE NAS ARTES PORTUGUESAS, COMO EXPLICA EDUARDO LOURENÇO, QUE DEDICOU UM CAPÍTULO DO SEU LIVRO A NAU DE ÍCARO À ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES EXPRESSIONISTAS NA CULTURA PORTUGUESA. APESAR DISSO, LOURENÇO ENCONTRA INFLUÊNCIAS EXPRESSIONISTAS PRINCIPALMENTE NA LITERATURA DE RAUL BRANDÃO, E PARTE DE SUA OBRA HÚMUS PARA IDENTIFICAR O QUE CHAMOU DE “EXPRESSIONISMO À PORTUGUESA”. MARIA JOÃO REYNAUD TAMBÉM REAFIRMA A VISÃO EXPRESSIONISTA DE MUNDO PRESENTE NAS OBRAS BRANDONIANAS, ESPECIALMENTE EM HÚMUS. SABENDO DISSO, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE UMA LEITURA DE HÚMUS QUE OBJETIVA ANALISAR EM QUE MEDIDA A OBRA DIALOGA COM A PINTURA EXPRESSIONISTA E COMO RAUL BRANDÃO UTILIZA FUNDAMENTALMENTE DUAS CORES PARA EXPRESSAR, COMO SE PINTASSE, A INSIGNIFICÂNCIA E A TRANSFORMAÇÃO DE UMA VILA ATRAVÉS DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Linha Temática 03: Interlocuções: literatura portuguesa e outras artes" "palavra_chave" => "EXPRESSIONISMO, HÚMUS, CORES, VIDA, MORTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_15122021220217.pdf" "created_at" => "2022-01-20 13:45:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINÍCIUS RODRIGUES DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "MARCOS AZEVEDO" "autor_email" => "marcosazevedo@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa" "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA" "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg" "data_publicacao" => "2022-03-16" "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46" "publicacao_id" => 89 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82595 "edicao_id" => 193 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 330 "titulo" => "CINZENTO E DOURADO: DUAS CORES EXPRESSIONISTAS À PORTUGUESA EM HÚMUS DE RAUL BRANDÃO" "resumo" => "DO FINAL DO SÉCULO XIX AO INÍCIO DO XX, A EUROPA FOI PALCO DE DIVERSAS EXPERIMENTAÇÕES ARTÍSTICAS QUE VISAVAM ROMPER COM O CONCEITO TRADICIONAL DE ARTE QUE SE TINHA ATÉ ALI E FUNDARAM, PARA ISSO, NOVAS PROPOSTAS DE VANGUARDA. UMA DELAS FOI O EXPRESSIONISMO, QUE, INSPIRADO PELAS PINTURAS DE ARTISTAS COMO EDVARD MUNCH E VINCENT VAN GOGH, PRESTIGIOU A SUBJETIVIDADE E MERGULHOU NA CRISE DA MODERNIDADE, EXPRESSANDO O DESESPERO E A ANGÚSTIA DO HOMEM EUROPEU MODERNO. O EXPRESSIONISMO CRESCEU NA ALEMANHA APÓS A DEVASTAÇÃO CAUSADA PELA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E SE TORNOU UM REFERENCIAL ESTÉTICO E ÉTICO, INFLUENCIANDO MUITOS OUTROS ARTISTAS, MAS FOI QUASE INEXISTENTE NAS ARTES PORTUGUESAS, COMO EXPLICA EDUARDO LOURENÇO, QUE DEDICOU UM CAPÍTULO DO SEU LIVRO A NAU DE ÍCARO À ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES EXPRESSIONISTAS NA CULTURA PORTUGUESA. APESAR DISSO, LOURENÇO ENCONTRA INFLUÊNCIAS EXPRESSIONISTAS PRINCIPALMENTE NA LITERATURA DE RAUL BRANDÃO, E PARTE DE SUA OBRA HÚMUS PARA IDENTIFICAR O QUE CHAMOU DE “EXPRESSIONISMO À PORTUGUESA”. MARIA JOÃO REYNAUD TAMBÉM REAFIRMA A VISÃO EXPRESSIONISTA DE MUNDO PRESENTE NAS OBRAS BRANDONIANAS, ESPECIALMENTE EM HÚMUS. SABENDO DISSO, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE UMA LEITURA DE HÚMUS QUE OBJETIVA ANALISAR EM QUE MEDIDA A OBRA DIALOGA COM A PINTURA EXPRESSIONISTA E COMO RAUL BRANDÃO UTILIZA FUNDAMENTALMENTE DUAS CORES PARA EXPRESSAR, COMO SE PINTASSE, A INSIGNIFICÂNCIA E A TRANSFORMAÇÃO DE UMA VILA ATRAVÉS DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Linha Temática 03: Interlocuções: literatura portuguesa e outras artes" "palavra_chave" => "EXPRESSIONISMO, HÚMUS, CORES, VIDA, MORTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_15122021220217.pdf" "created_at" => "2022-01-20 13:45:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS VINÍCIUS RODRIGUES DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "MARCOS AZEVEDO" "autor_email" => "marcosazevedo@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa" "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA" "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg" "data_publicacao" => "2022-03-16" "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46" "publicacao_id" => 89 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }