ALDA LARA LEITORA DE FERNANDO PESSOA
"2022-03-16" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82581 "edicao_id" => 193 "trabalho_id" => 268 "inscrito_id" => 484 "titulo" => "ALDA LARA LEITORA DE FERNANDO PESSOA" "resumo" => "PARA ALBERTO CAEIRO O EXERCÍCIO DA “CIÊNCIA DE VER” É LIBERTADOR E VAI ALÉM DA CONTEMPLAÇÃO DA NATUREZA OU DO MODO DE SENSAÇÃO ELEMENTAR, UTILIZANDO A INTELIGÊNCIA DOS OLHOS PARA ENTENDER QUE AS COISAS DEVEM SER SENTIDAS COMO SÃO (CF. MARTINS E ZENITH, 2004, 2012). A POETISA E MÉDICA ANGOLANA ALDA LARA (1930-1962) INFLUENCIADA, CERTAMENTE, PELOS HETERÔNIMOS DE FERNANDO PESSOA (1888-1935), PRINCIPALMENTE POR CAEIRO, ANCORA-SE, EM QUASE TODA A SUA POESIA, NA UTILIZAÇÃO DA VISÃO COMO MEIO PARA PERCEBER O SUJEITO EM SI E NO ESPAÇO. LEMBREMO-NOS QUE A PERCEPÇÃO, POR SUA VEZ, SE CARACTERIZA PELA INTERPRETAÇÃO QUE CADA INDIVÍDUO FAZ DE SUA SENSAÇÃO, A PARTIR DO MODO COMO CADA CÉREBRO A RECEPCIONA. POR ISSO, SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO SE TORNAM ALGO COMPLEXO E VARIÁVEL DE ACORDO COM CADA SUJEITO, COMO RESSALTA BORGES FILHO (2007). E A MANEIRA COMO ALDA LARA REAGE AOS ESTÍMULOS É ALGO BEM PARTICULAR, A PARTIR DE UMA TOPONÍMIA DO OLHAR, VISTO QUE OS OLHOS REPRESENTAM O ESPELHO DA ALMA, O REFLEXO DE UM ESTADO, DE UMA CONDIÇÃO, DE LEMBRANÇAS: “NÃO ICES AS VELAS, MARINHEIRO!/ […] / DEIXA-TE IR, COMO O MAR,/ AO SABOR/ DAS MARÉS DE UM DIA…/ COM O CORPO A RESCENDER/ A MARESIA…/ O OLHAR EMBRIAGADO DE LUZ/ E A ALMA,/ EMBRULHADA EM ALGAS,/ A FLUTUAR…” (“ABANDONO”). ASSIM, NESSE NOSSO RECORTE, APONTAREMOS QUE UMA COMPARAÇÃO (LUSO-ANGOLANA), ENTRE OS DOIS POETAS, É POSSÍVEL POR DOIS VIESES: PROXIMIDADES E DESSEMELHANÇAS." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Linha Temática 04: Interlocuções: literatura portuguesa e outras literaturas" "palavra_chave" => "ALDA LARA, FERNANDO PESSOA, OLHAR, LITERATURA ANGOLANA, LITERATURA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_22112021091822.pdf" "created_at" => "2022-01-20 13:45:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO MARIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIO M SILVA" "autor_email" => "famamario@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa" "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA" "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg" "data_publicacao" => "2022-03-16" "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46" "publicacao_id" => 89 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82581 "edicao_id" => 193 "trabalho_id" => 268 "inscrito_id" => 484 "titulo" => "ALDA LARA LEITORA DE FERNANDO PESSOA" "resumo" => "PARA ALBERTO CAEIRO O EXERCÍCIO DA “CIÊNCIA DE VER” É LIBERTADOR E VAI ALÉM DA CONTEMPLAÇÃO DA NATUREZA OU DO MODO DE SENSAÇÃO ELEMENTAR, UTILIZANDO A INTELIGÊNCIA DOS OLHOS PARA ENTENDER QUE AS COISAS DEVEM SER SENTIDAS COMO SÃO (CF. MARTINS E ZENITH, 2004, 2012). A POETISA E MÉDICA ANGOLANA ALDA LARA (1930-1962) INFLUENCIADA, CERTAMENTE, PELOS HETERÔNIMOS DE FERNANDO PESSOA (1888-1935), PRINCIPALMENTE POR CAEIRO, ANCORA-SE, EM QUASE TODA A SUA POESIA, NA UTILIZAÇÃO DA VISÃO COMO MEIO PARA PERCEBER O SUJEITO EM SI E NO ESPAÇO. LEMBREMO-NOS QUE A PERCEPÇÃO, POR SUA VEZ, SE CARACTERIZA PELA INTERPRETAÇÃO QUE CADA INDIVÍDUO FAZ DE SUA SENSAÇÃO, A PARTIR DO MODO COMO CADA CÉREBRO A RECEPCIONA. POR ISSO, SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO SE TORNAM ALGO COMPLEXO E VARIÁVEL DE ACORDO COM CADA SUJEITO, COMO RESSALTA BORGES FILHO (2007). E A MANEIRA COMO ALDA LARA REAGE AOS ESTÍMULOS É ALGO BEM PARTICULAR, A PARTIR DE UMA TOPONÍMIA DO OLHAR, VISTO QUE OS OLHOS REPRESENTAM O ESPELHO DA ALMA, O REFLEXO DE UM ESTADO, DE UMA CONDIÇÃO, DE LEMBRANÇAS: “NÃO ICES AS VELAS, MARINHEIRO!/ […] / DEIXA-TE IR, COMO O MAR,/ AO SABOR/ DAS MARÉS DE UM DIA…/ COM O CORPO A RESCENDER/ A MARESIA…/ O OLHAR EMBRIAGADO DE LUZ/ E A ALMA,/ EMBRULHADA EM ALGAS,/ A FLUTUAR…” (“ABANDONO”). ASSIM, NESSE NOSSO RECORTE, APONTAREMOS QUE UMA COMPARAÇÃO (LUSO-ANGOLANA), ENTRE OS DOIS POETAS, É POSSÍVEL POR DOIS VIESES: PROXIMIDADES E DESSEMELHANÇAS." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Linha Temática 04: Interlocuções: literatura portuguesa e outras literaturas" "palavra_chave" => "ALDA LARA, FERNANDO PESSOA, OLHAR, LITERATURA ANGOLANA, LITERATURA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_22112021091822.pdf" "created_at" => "2022-01-20 13:45:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO MARIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIO M SILVA" "autor_email" => "famamario@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa" "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA" "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg" "data_publicacao" => "2022-03-16" "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46" "publicacao_id" => 89 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }