Artigo Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-53-5

AS BOTAS DO SARGENTO: DIÁLOGO INTERSEMIÓTICO DE VASCO GRAÇA MOURA COM PAULA REGO

Palavra-chaves: INTERSEMIOSE, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, LITERATURA, ARTES PLÁSTICAS, Comunicação Oral Linha Temática 03: Interlocuções: literatura portuguesa e outras artes
"2022-03-16" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82588
    "edicao_id" => 193
    "trabalho_id" => 46
    "inscrito_id" => 94
    "titulo" => "AS BOTAS DO SARGENTO: DIÁLOGO INTERSEMIÓTICO DE VASCO GRAÇA MOURA COM PAULA REGO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO DISCUTE A RELAÇÃO INTERSEMIÓTICA CONTIDA EM AS BOTAS DO SARGENTO (EDITORA QUETZAL, 2001) DE VASCO GRAÇA MOURA. NELA, O AUTOR FAZ UM DIÁLOGO INTERSEMIÓTICO, VOLTADO PARA O PÚBLICO INFANTOJUVENIL, COM AS PRINCIPAIS OBRAS DA ARTISTA PLÁSTICA PAULA REGO. O ESCRITOR PORTUGUÊS USA O PICTÓRICO COMO O PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA, CONTRADIZENDO UM LONGO DEBATE QUE APRESENTA A IMAGEM SUBORDINADA ÀS PALAVRAS OU QUE TRANSFORMA AS ARTES IRMÃS (LITERATURA E PINTURA) EM RIVAIS (LESSING 2011; LICHTENSTEIN, 2005; MITCHELL, 1984). ESTE ARTIGO PRETENDE, EM ESPECIAL, ANALISAR COMO VASCO GRAÇA MOURA, EM SEU CONTO SUPRACITADO, CONSTRÓI DUAS NARRATIVAS A PARTIR DAS PRODUÇÕES DE REGO: A VISUAL, AO SELECIONAR E ORDENAR OS QUADROS DA ARTISTA QUE “ILUSTRARÁ” VERBALMENTE, E A ESCRITA, O RESULTADO “FINAL” DA SUA CONSTRUÇÃO. ENTRE OS PONTOS QUE SERÃO EXPLANADOS, DESTACAM-SE: A LINGUAGEM ECFRÁSTICA (LOUVEL, 2012) QUE MOURA UTILIZA EM MUITOS MOMENTOS DA SUA ESCRITA AO DIALOGAR COM AS SETE TELAS DE REGO; A ATUALIZAÇÃO DO GÊNERO HISTÓRICO AO REESCREVER A HISTÓRIA PELA VISÃO FEMININA (BERGER, 2005;  KENT, 2004) E O ESTILO PARÓDICO DO UNIVERSO REGUIANO (HUTCHEON, 1991). PARA TANTO, PROPÕE-SE A INVESTIGAÇÃO TANTO DO ENREDO QUANTO DO PARATEXTO O MUNDO DE PAULA REGO, PRESENTE TAMBÉM NO LIVRO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Linha Temática 03: Interlocuções: literatura portuguesa e outras artes"
    "palavra_chave" => "INTERSEMIOSE, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, LITERATURA, ARTES PLÁSTICAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_06112021193102.pdf"
    "created_at" => "2022-01-20 13:45:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANESSA RAYZZA LOYO DA FONSECA MARINHO VANDERLEI"
    "autor_nome_curto" => "WANESSA RAYZZA LOYO DA FONSECA"
    "autor_email" => "wanessaloyo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa"
    "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA"
    "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-03-16"
    "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46"
    "publicacao_id" => 89
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82588
    "edicao_id" => 193
    "trabalho_id" => 46
    "inscrito_id" => 94
    "titulo" => "AS BOTAS DO SARGENTO: DIÁLOGO INTERSEMIÓTICO DE VASCO GRAÇA MOURA COM PAULA REGO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO DISCUTE A RELAÇÃO INTERSEMIÓTICA CONTIDA EM AS BOTAS DO SARGENTO (EDITORA QUETZAL, 2001) DE VASCO GRAÇA MOURA. NELA, O AUTOR FAZ UM DIÁLOGO INTERSEMIÓTICO, VOLTADO PARA O PÚBLICO INFANTOJUVENIL, COM AS PRINCIPAIS OBRAS DA ARTISTA PLÁSTICA PAULA REGO. O ESCRITOR PORTUGUÊS USA O PICTÓRICO COMO O PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA, CONTRADIZENDO UM LONGO DEBATE QUE APRESENTA A IMAGEM SUBORDINADA ÀS PALAVRAS OU QUE TRANSFORMA AS ARTES IRMÃS (LITERATURA E PINTURA) EM RIVAIS (LESSING 2011; LICHTENSTEIN, 2005; MITCHELL, 1984). ESTE ARTIGO PRETENDE, EM ESPECIAL, ANALISAR COMO VASCO GRAÇA MOURA, EM SEU CONTO SUPRACITADO, CONSTRÓI DUAS NARRATIVAS A PARTIR DAS PRODUÇÕES DE REGO: A VISUAL, AO SELECIONAR E ORDENAR OS QUADROS DA ARTISTA QUE “ILUSTRARÁ” VERBALMENTE, E A ESCRITA, O RESULTADO “FINAL” DA SUA CONSTRUÇÃO. ENTRE OS PONTOS QUE SERÃO EXPLANADOS, DESTACAM-SE: A LINGUAGEM ECFRÁSTICA (LOUVEL, 2012) QUE MOURA UTILIZA EM MUITOS MOMENTOS DA SUA ESCRITA AO DIALOGAR COM AS SETE TELAS DE REGO; A ATUALIZAÇÃO DO GÊNERO HISTÓRICO AO REESCREVER A HISTÓRIA PELA VISÃO FEMININA (BERGER, 2005;  KENT, 2004) E O ESTILO PARÓDICO DO UNIVERSO REGUIANO (HUTCHEON, 1991). PARA TANTO, PROPÕE-SE A INVESTIGAÇÃO TANTO DO ENREDO QUANTO DO PARATEXTO O MUNDO DE PAULA REGO, PRESENTE TAMBÉM NO LIVRO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Linha Temática 03: Interlocuções: literatura portuguesa e outras artes"
    "palavra_chave" => "INTERSEMIOSE, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, LITERATURA, ARTES PLÁSTICAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_06112021193102.pdf"
    "created_at" => "2022-01-20 13:45:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANESSA RAYZZA LOYO DA FONSECA MARINHO VANDERLEI"
    "autor_nome_curto" => "WANESSA RAYZZA LOYO DA FONSECA"
    "autor_email" => "wanessaloyo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa"
    "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA"
    "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-03-16"
    "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46"
    "publicacao_id" => 89
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 16 de março de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO DISCUTE A RELAÇÃO INTERSEMIÓTICA CONTIDA EM AS BOTAS DO SARGENTO (EDITORA QUETZAL, 2001) DE VASCO GRAÇA MOURA. NELA, O AUTOR FAZ UM DIÁLOGO INTERSEMIÓTICO, VOLTADO PARA O PÚBLICO INFANTOJUVENIL, COM AS PRINCIPAIS OBRAS DA ARTISTA PLÁSTICA PAULA REGO. O ESCRITOR PORTUGUÊS USA O PICTÓRICO COMO O PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA, CONTRADIZENDO UM LONGO DEBATE QUE APRESENTA A IMAGEM SUBORDINADA ÀS PALAVRAS OU QUE TRANSFORMA AS ARTES IRMÃS (LITERATURA E PINTURA) EM RIVAIS (LESSING 2011; LICHTENSTEIN, 2005; MITCHELL, 1984). ESTE ARTIGO PRETENDE, EM ESPECIAL, ANALISAR COMO VASCO GRAÇA MOURA, EM SEU CONTO SUPRACITADO, CONSTRÓI DUAS NARRATIVAS A PARTIR DAS PRODUÇÕES DE REGO: A VISUAL, AO SELECIONAR E ORDENAR OS QUADROS DA ARTISTA QUE “ILUSTRARÁ” VERBALMENTE, E A ESCRITA, O RESULTADO “FINAL” DA SUA CONSTRUÇÃO. ENTRE OS PONTOS QUE SERÃO EXPLANADOS, DESTACAM-SE: A LINGUAGEM ECFRÁSTICA (LOUVEL, 2012) QUE MOURA UTILIZA EM MUITOS MOMENTOS DA SUA ESCRITA AO DIALOGAR COM AS SETE TELAS DE REGO; A ATUALIZAÇÃO DO GÊNERO HISTÓRICO AO REESCREVER A HISTÓRIA PELA VISÃO FEMININA (BERGER, 2005; KENT, 2004) E O ESTILO PARÓDICO DO UNIVERSO REGUIANO (HUTCHEON, 1991). PARA TANTO, PROPÕE-SE A INVESTIGAÇÃO TANTO DO ENREDO QUANTO DO PARATEXTO O MUNDO DE PAULA REGO, PRESENTE TAMBÉM NO LIVRO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.