Artigo Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-53-5

A VIDA E A MORTE DAS CASAS EM MANUEL ANTÓNIO PINA

Palavra-chaves: MANUEL ANTÓNIO PINA, POESIA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA, IMAGEM POÉTICA, , Comunicação Oral Linha Temática 01: Interlocuções: literatura portuguesa e seus tempos
"2022-03-16" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82577
    "edicao_id" => 193
    "trabalho_id" => 260
    "inscrito_id" => 474
    "titulo" => "A VIDA E A MORTE DAS CASAS EM MANUEL ANTÓNIO PINA"
    "resumo" => "ESSA COMUNICAÇÃO BUSCA INVESTIGAR ASPECTOS IMAGÉTICOS DA CASA NA POESIA DE MANUEL ANTÓNIO PINA A PARTIR DA NOÇÃO, EVOCADA PELO PRÓPRIO POETA, DE QUE “UMA CASA É AS RUÍNAS DE UMA CASA”. APRESENTAM-SE ALGUNS FRAGMENTOS QUE DESENHAM UMA ARQUITETURA SEM PLANO RIGOROSO OU IMAGEM COESA QUE, NO ENTANTO, CONFORMAM UMA IDEIA DE CASA COMO LUGAR, A UM SÓ TEMPO, DE PROTEÇÃO E ENCARCERAMENTO, ABRIGO DO VIVOS MAS TAMBÉM DOS MORTOS. DESSE MODO, AS RUÍNAS DA CASA COMPORTAM DOIS POLOS EXTREMOS: A ORIGEM E O FIM, NELAS ENCONTRAM-SE UM SENTIDO HUMANO DADO À MATÉRIA E A DISSOLUÇÃO DESSE MESMO SENTIDO EM MATÉRIA APENAS. ALÉM DISSO, A CASA, PARA O POETA, É SOBRETUDO UMA HABITAÇÃO LINGUÍSTICA: "PERDE-SE O CORPO NA INABITADA CASA DAS PALAVRAS”. NA POESIA DE PINA, ELA É TOMADA COMO ESPÉCIE DE RUÍNA DAS RUÍNAS: “EU TENHO APENAS PALAVRAS, A PALAVRA VERMELHO, A PALAVRA AZUL”. EM UM SENTIDO FÍSICO, A LINGUAGEM, ESSA HEIDEGGERIANAMENTE CASA DO SER, É UM ANTIABRIGO, UM LABIRINTO QUE NÃO LEVA A UM CAMINHO SEGURO E TANGÍVEL, POIS NENHUMA PALAVRA, NENHUM ABRACADABRA, ABRIRÁ AS PORTAS FÍSICAS DO REAL: “A PORTA ESTÁ FECHADA NA PALAVRA PORTA/ PARA SEMPRE”. NO ENTANTO, É POR ESSA LINGUAGEM-PRISÃO, QUE NOS TRANSFORMA EM MINOTAUROS AFASTADOS DO CONTATO DIRETO COM AS COISAS, QUE SE PODE DE ALGUMA FORMA ACESSAR UMA CASA E, POR CONSEGUINTE, O MUNDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Linha Temática 01: Interlocuções: literatura portuguesa e seus tempos"
    "palavra_chave" => "MANUEL ANTÓNIO PINA, POESIA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA, IMAGEM POÉTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_15112021190451.pdf"
    "created_at" => "2022-01-20 13:45:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO BITTENCOURT DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO DE QUEIROZ"
    "autor_email" => "thiagobitq@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa"
    "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA"
    "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-03-16"
    "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46"
    "publicacao_id" => 89
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82577
    "edicao_id" => 193
    "trabalho_id" => 260
    "inscrito_id" => 474
    "titulo" => "A VIDA E A MORTE DAS CASAS EM MANUEL ANTÓNIO PINA"
    "resumo" => "ESSA COMUNICAÇÃO BUSCA INVESTIGAR ASPECTOS IMAGÉTICOS DA CASA NA POESIA DE MANUEL ANTÓNIO PINA A PARTIR DA NOÇÃO, EVOCADA PELO PRÓPRIO POETA, DE QUE “UMA CASA É AS RUÍNAS DE UMA CASA”. APRESENTAM-SE ALGUNS FRAGMENTOS QUE DESENHAM UMA ARQUITETURA SEM PLANO RIGOROSO OU IMAGEM COESA QUE, NO ENTANTO, CONFORMAM UMA IDEIA DE CASA COMO LUGAR, A UM SÓ TEMPO, DE PROTEÇÃO E ENCARCERAMENTO, ABRIGO DO VIVOS MAS TAMBÉM DOS MORTOS. DESSE MODO, AS RUÍNAS DA CASA COMPORTAM DOIS POLOS EXTREMOS: A ORIGEM E O FIM, NELAS ENCONTRAM-SE UM SENTIDO HUMANO DADO À MATÉRIA E A DISSOLUÇÃO DESSE MESMO SENTIDO EM MATÉRIA APENAS. ALÉM DISSO, A CASA, PARA O POETA, É SOBRETUDO UMA HABITAÇÃO LINGUÍSTICA: "PERDE-SE O CORPO NA INABITADA CASA DAS PALAVRAS”. NA POESIA DE PINA, ELA É TOMADA COMO ESPÉCIE DE RUÍNA DAS RUÍNAS: “EU TENHO APENAS PALAVRAS, A PALAVRA VERMELHO, A PALAVRA AZUL”. EM UM SENTIDO FÍSICO, A LINGUAGEM, ESSA HEIDEGGERIANAMENTE CASA DO SER, É UM ANTIABRIGO, UM LABIRINTO QUE NÃO LEVA A UM CAMINHO SEGURO E TANGÍVEL, POIS NENHUMA PALAVRA, NENHUM ABRACADABRA, ABRIRÁ AS PORTAS FÍSICAS DO REAL: “A PORTA ESTÁ FECHADA NA PALAVRA PORTA/ PARA SEMPRE”. NO ENTANTO, É POR ESSA LINGUAGEM-PRISÃO, QUE NOS TRANSFORMA EM MINOTAUROS AFASTADOS DO CONTATO DIRETO COM AS COISAS, QUE SE PODE DE ALGUMA FORMA ACESSAR UMA CASA E, POR CONSEGUINTE, O MUNDO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Linha Temática 01: Interlocuções: literatura portuguesa e seus tempos"
    "palavra_chave" => "MANUEL ANTÓNIO PINA, POESIA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA, IMAGEM POÉTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_15112021190451.pdf"
    "created_at" => "2022-01-20 13:45:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO BITTENCOURT DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO DE QUEIROZ"
    "autor_email" => "thiagobitq@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa"
    "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA"
    "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-03-16"
    "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46"
    "publicacao_id" => 89
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 16 de março de 2022

Resumo

ESSA COMUNICAÇÃO BUSCA INVESTIGAR ASPECTOS IMAGÉTICOS DA CASA NA POESIA DE MANUEL ANTÓNIO PINA A PARTIR DA NOÇÃO, EVOCADA PELO PRÓPRIO POETA, DE QUE “UMA CASA É AS RUÍNAS DE UMA CASA”. APRESENTAM-SE ALGUNS FRAGMENTOS QUE DESENHAM UMA ARQUITETURA SEM PLANO RIGOROSO OU IMAGEM COESA QUE, NO ENTANTO, CONFORMAM UMA IDEIA DE CASA COMO LUGAR, A UM SÓ TEMPO, DE PROTEÇÃO E ENCARCERAMENTO, ABRIGO DO VIVOS MAS TAMBÉM DOS MORTOS. DESSE MODO, AS RUÍNAS DA CASA COMPORTAM DOIS POLOS EXTREMOS: A ORIGEM E O FIM, NELAS ENCONTRAM-SE UM SENTIDO HUMANO DADO À MATÉRIA E A DISSOLUÇÃO DESSE MESMO SENTIDO EM MATÉRIA APENAS. ALÉM DISSO, A CASA, PARA O POETA, É SOBRETUDO UMA HABITAÇÃO LINGUÍSTICA: "PERDE-SE O CORPO NA INABITADA CASA DAS PALAVRAS”. NA POESIA DE PINA, ELA É TOMADA COMO ESPÉCIE DE RUÍNA DAS RUÍNAS: “EU TENHO APENAS PALAVRAS, A PALAVRA VERMELHO, A PALAVRA AZUL”. EM UM SENTIDO FÍSICO, A LINGUAGEM, ESSA HEIDEGGERIANAMENTE CASA DO SER, É UM ANTIABRIGO, UM LABIRINTO QUE NÃO LEVA A UM CAMINHO SEGURO E TANGÍVEL, POIS NENHUMA PALAVRA, NENHUM ABRACADABRA, ABRIRÁ AS PORTAS FÍSICAS DO REAL: “A PORTA ESTÁ FECHADA NA PALAVRA PORTA/ PARA SEMPRE”. NO ENTANTO, É POR ESSA LINGUAGEM-PRISÃO, QUE NOS TRANSFORMA EM MINOTAUROS AFASTADOS DO CONTATO DIRETO COM AS COISAS, QUE SE PODE DE ALGUMA FORMA ACESSAR UMA CASA E, POR CONSEGUINTE, O MUNDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.