Artigo Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-53-5

A VIDA E A MORTE DAS CASAS EM MANUEL ANTÓNIO PINA

Palavra-chaves: MANUEL ANTÓNIO PINA, POESIA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA, IMAGEM POÉTICA, , Comunicação Oral Linha Temática 01: Interlocuções: literatura portuguesa e seus tempos
0 of 0
"2022-03-16" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82577 "edicao_id" => 193 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 474 "titulo" => "A VIDA E A MORTE DAS CASAS EM MANUEL ANTÓNIO PINA" "resumo" => "ESSA COMUNICAÇÃO BUSCA INVESTIGAR ASPECTOS IMAGÉTICOS DA CASA NA POESIA DE MANUEL ANTÓNIO PINA A PARTIR DA NOÇÃO, EVOCADA PELO PRÓPRIO POETA, DE QUE “UMA CASA É AS RUÍNAS DE UMA CASA”. APRESENTAM-SE ALGUNS FRAGMENTOS QUE DESENHAM UMA ARQUITETURA SEM PLANO RIGOROSO OU IMAGEM COESA QUE, NO ENTANTO, CONFORMAM UMA IDEIA DE CASA COMO LUGAR, A UM SÓ TEMPO, DE PROTEÇÃO E ENCARCERAMENTO, ABRIGO DO VIVOS MAS TAMBÉM DOS MORTOS. DESSE MODO, AS RUÍNAS DA CASA COMPORTAM DOIS POLOS EXTREMOS: A ORIGEM E O FIM, NELAS ENCONTRAM-SE UM SENTIDO HUMANO DADO À MATÉRIA E A DISSOLUÇÃO DESSE MESMO SENTIDO EM MATÉRIA APENAS. ALÉM DISSO, A CASA, PARA O POETA, É SOBRETUDO UMA HABITAÇÃO LINGUÍSTICA: "PERDE-SE O CORPO NA INABITADA CASA DAS PALAVRAS”. NA POESIA DE PINA, ELA É TOMADA COMO ESPÉCIE DE RUÍNA DAS RUÍNAS: “EU TENHO APENAS PALAVRAS, A PALAVRA VERMELHO, A PALAVRA AZUL”. EM UM SENTIDO FÍSICO, A LINGUAGEM, ESSA HEIDEGGERIANAMENTE CASA DO SER, É UM ANTIABRIGO, UM LABIRINTO QUE NÃO LEVA A UM CAMINHO SEGURO E TANGÍVEL, POIS NENHUMA PALAVRA, NENHUM ABRACADABRA, ABRIRÁ AS PORTAS FÍSICAS DO REAL: “A PORTA ESTÁ FECHADA NA PALAVRA PORTA/ PARA SEMPRE”. NO ENTANTO, É POR ESSA LINGUAGEM-PRISÃO, QUE NOS TRANSFORMA EM MINOTAUROS AFASTADOS DO CONTATO DIRETO COM AS COISAS, QUE SE PODE DE ALGUMA FORMA ACESSAR UMA CASA E, POR CONSEGUINTE, O MUNDO.ESSA COMUNICAÇÃO BUSCA INVESTIGAR ASPECTOS IMAGÉTICOS DA CASA NA POESIA DE MANUEL ANTÓNIO PINA A PARTIR DA NOÇÃO, EVOCADA PELO PRÓPRIO POETA, DE QUE “UMA CASA É" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Linha Temática 01: Interlocuções: literatura portuguesa e seus tempos" "palavra_chave" => "MANUEL ANTÓNIO PINA, POESIA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA, IMAGEM POÉTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_15112021190451.pdf" "created_at" => "2022-01-20 13:45:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO BITTENCOURT DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "THIAGO DE QUEIROZ" "autor_email" => "thiagobitq@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa" "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA" "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg" "data_publicacao" => "2022-03-16" "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46" "publicacao_id" => 89 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82577 "edicao_id" => 193 "trabalho_id" => 260 "inscrito_id" => 474 "titulo" => "A VIDA E A MORTE DAS CASAS EM MANUEL ANTÓNIO PINA" "resumo" => "ESSA COMUNICAÇÃO BUSCA INVESTIGAR ASPECTOS IMAGÉTICOS DA CASA NA POESIA DE MANUEL ANTÓNIO PINA A PARTIR DA NOÇÃO, EVOCADA PELO PRÓPRIO POETA, DE QUE “UMA CASA É AS RUÍNAS DE UMA CASA”. APRESENTAM-SE ALGUNS FRAGMENTOS QUE DESENHAM UMA ARQUITETURA SEM PLANO RIGOROSO OU IMAGEM COESA QUE, NO ENTANTO, CONFORMAM UMA IDEIA DE CASA COMO LUGAR, A UM SÓ TEMPO, DE PROTEÇÃO E ENCARCERAMENTO, ABRIGO DO VIVOS MAS TAMBÉM DOS MORTOS. DESSE MODO, AS RUÍNAS DA CASA COMPORTAM DOIS POLOS EXTREMOS: A ORIGEM E O FIM, NELAS ENCONTRAM-SE UM SENTIDO HUMANO DADO À MATÉRIA E A DISSOLUÇÃO DESSE MESMO SENTIDO EM MATÉRIA APENAS. ALÉM DISSO, A CASA, PARA O POETA, É SOBRETUDO UMA HABITAÇÃO LINGUÍSTICA: "PERDE-SE O CORPO NA INABITADA CASA DAS PALAVRAS”. NA POESIA DE PINA, ELA É TOMADA COMO ESPÉCIE DE RUÍNA DAS RUÍNAS: “EU TENHO APENAS PALAVRAS, A PALAVRA VERMELHO, A PALAVRA AZUL”. EM UM SENTIDO FÍSICO, A LINGUAGEM, ESSA HEIDEGGERIANAMENTE CASA DO SER, É UM ANTIABRIGO, UM LABIRINTO QUE NÃO LEVA A UM CAMINHO SEGURO E TANGÍVEL, POIS NENHUMA PALAVRA, NENHUM ABRACADABRA, ABRIRÁ AS PORTAS FÍSICAS DO REAL: “A PORTA ESTÁ FECHADA NA PALAVRA PORTA/ PARA SEMPRE”. NO ENTANTO, É POR ESSA LINGUAGEM-PRISÃO, QUE NOS TRANSFORMA EM MINOTAUROS AFASTADOS DO CONTATO DIRETO COM AS COISAS, QUE SE PODE DE ALGUMA FORMA ACESSAR UMA CASA E, POR CONSEGUINTE, O MUNDO.ESSA COMUNICAÇÃO BUSCA INVESTIGAR ASPECTOS IMAGÉTICOS DA CASA NA POESIA DE MANUEL ANTÓNIO PINA A PARTIR DA NOÇÃO, EVOCADA PELO PRÓPRIO POETA, DE QUE “UMA CASA É" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Linha Temática 01: Interlocuções: literatura portuguesa e seus tempos" "palavra_chave" => "MANUEL ANTÓNIO PINA, POESIA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA, IMAGEM POÉTICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_15112021190451.pdf" "created_at" => "2022-01-20 13:45:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO BITTENCOURT DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "THIAGO DE QUEIROZ" "autor_email" => "thiagobitq@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa" "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA" "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg" "data_publicacao" => "2022-03-16" "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46" "publicacao_id" => 89 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 16 de março de 2022

Resumo

ESSA COMUNICAÇÃO BUSCA INVESTIGAR ASPECTOS IMAGÉTICOS DA CASA NA POESIA DE MANUEL ANTÓNIO PINA A PARTIR DA NOÇÃO, EVOCADA PELO PRÓPRIO POETA, DE QUE “UMA CASA É AS RUÍNAS DE UMA CASA”. APRESENTAM-SE ALGUNS FRAGMENTOS QUE DESENHAM UMA ARQUITETURA SEM PLANO RIGOROSO OU IMAGEM COESA QUE, NO ENTANTO, CONFORMAM UMA IDEIA DE CASA COMO LUGAR, A UM SÓ TEMPO, DE PROTEÇÃO E ENCARCERAMENTO, ABRIGO DO VIVOS MAS TAMBÉM DOS MORTOS. DESSE MODO, AS RUÍNAS DA CASA COMPORTAM DOIS POLOS EXTREMOS: A ORIGEM E O FIM, NELAS ENCONTRAM-SE UM SENTIDO HUMANO DADO À MATÉRIA E A DISSOLUÇÃO DESSE MESMO SENTIDO EM MATÉRIA APENAS. ALÉM DISSO, A CASA, PARA O POETA, É SOBRETUDO UMA HABITAÇÃO LINGUÍSTICA: "PERDE-SE O CORPO NA INABITADA CASA DAS PALAVRAS”. NA POESIA DE PINA, ELA É TOMADA COMO ESPÉCIE DE RUÍNA DAS RUÍNAS: “EU TENHO APENAS PALAVRAS, A PALAVRA VERMELHO, A PALAVRA AZUL”. EM UM SENTIDO FÍSICO, A LINGUAGEM, ESSA HEIDEGGERIANAMENTE CASA DO SER, É UM ANTIABRIGO, UM LABIRINTO QUE NÃO LEVA A UM CAMINHO SEGURO E TANGÍVEL, POIS NENHUMA PALAVRA, NENHUM ABRACADABRA, ABRIRÁ AS PORTAS FÍSICAS DO REAL: “A PORTA ESTÁ FECHADA NA PALAVRA PORTA/ PARA SEMPRE”. NO ENTANTO, É POR ESSA LINGUAGEM-PRISÃO, QUE NOS TRANSFORMA EM MINOTAUROS AFASTADOS DO CONTATO DIRETO COM AS COISAS, QUE SE PODE DE ALGUMA FORMA ACESSAR UMA CASA E, POR CONSEGUINTE, O MUNDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.