O LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL: PROPOSTA FORMATIVA DESENVOLVIDA NO PIBID/ CAMEAM/UERN
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8210 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 983 "titulo" => "O LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL: PROPOSTA FORMATIVA DESENVOLVIDA NO PIBID/ CAMEAM/UERN" "resumo" => "O processo de formação inicial nos cursos de licenciaturas ainda enfrenta dificuldades na consecução de seus objetivos. Por sua vez, o licenciado, legalmente autorizado para atuar no espaço da escola, muitas vezes apresenta uma série de lacunas em sua formação. A expectativa, pois, tem sido de que as instituições de ensino superior busquem oferecer ao licenciado uma formação que contenha todo o subsídio para uma atuação consistente, a qual não pode se limitar à aprendizagem de metodologias e procedimento, visto que o lócus da escola está cheio de incertezas e efetivamente formado por um público decididamente heterogêneo. Neste sentido, associada à aprendizagem didático pedagógica, deve haver uma formação que permita ao futuro docente ir além da simples reprodução daquilo que aprendeu na universidade, e que possibilite a formação de um sujeito capaz de refletir sobre a realidade e sobre as práticas que se fazem presentes no espaço da escola. Portanto, o licenciado deve ser capaz de fazer, refazer e refazer-se continuamente, construindo estratégias de ação. Considerando essa problemática, o propósito desse projeto é desenvolver, junto aos alunos do PIBID do Curso de Educação Física – CEF/CAMEAM/UERN, o exercício de uma prática formativa fundada no eixo professor/pesquisador, tendo como marco teórico/epistemológico a abordagem multireferrencial. As estratégias para a execução desse trabalho foram pensadas nos moldes da pesquisa/ação, visando contribuir para a reflexão e reeducação do olhar, bem como a inclusão de si mesmo no processo de aprendizagem e de formação. Como produto desse processo, é esperado o encaminhamento de uma intenção de pesquisa que possibilite encaminhar o futuro TCC. Assim, o trabalho proposto assume como referência os seguintes autores: Ardoino, Barbosa, Morin e Kincheloe." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O PIBID: contribuições à pratica docente" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, MULTIRREFERENCIALIDADE, PESQUISA. EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_22_56_55_idinscrito_983_13c7f369ed360fbeee6ba5b670486f3b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUENIA DE LIMA DUARTE" "autor_nome_curto" => "SUÊNIA" "autor_email" => "limaduarte-uern@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8210 "edicao_id" => 24 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 983 "titulo" => "O LICENCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E A ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL: PROPOSTA FORMATIVA DESENVOLVIDA NO PIBID/ CAMEAM/UERN" "resumo" => "O processo de formação inicial nos cursos de licenciaturas ainda enfrenta dificuldades na consecução de seus objetivos. Por sua vez, o licenciado, legalmente autorizado para atuar no espaço da escola, muitas vezes apresenta uma série de lacunas em sua formação. A expectativa, pois, tem sido de que as instituições de ensino superior busquem oferecer ao licenciado uma formação que contenha todo o subsídio para uma atuação consistente, a qual não pode se limitar à aprendizagem de metodologias e procedimento, visto que o lócus da escola está cheio de incertezas e efetivamente formado por um público decididamente heterogêneo. Neste sentido, associada à aprendizagem didático pedagógica, deve haver uma formação que permita ao futuro docente ir além da simples reprodução daquilo que aprendeu na universidade, e que possibilite a formação de um sujeito capaz de refletir sobre a realidade e sobre as práticas que se fazem presentes no espaço da escola. Portanto, o licenciado deve ser capaz de fazer, refazer e refazer-se continuamente, construindo estratégias de ação. Considerando essa problemática, o propósito desse projeto é desenvolver, junto aos alunos do PIBID do Curso de Educação Física – CEF/CAMEAM/UERN, o exercício de uma prática formativa fundada no eixo professor/pesquisador, tendo como marco teórico/epistemológico a abordagem multireferrencial. As estratégias para a execução desse trabalho foram pensadas nos moldes da pesquisa/ação, visando contribuir para a reflexão e reeducação do olhar, bem como a inclusão de si mesmo no processo de aprendizagem e de formação. Como produto desse processo, é esperado o encaminhamento de uma intenção de pesquisa que possibilite encaminhar o futuro TCC. Assim, o trabalho proposto assume como referência os seguintes autores: Ardoino, Barbosa, Morin e Kincheloe." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O PIBID: contribuições à pratica docente" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, MULTIRREFERENCIALIDADE, PESQUISA. EDUCAÇÃO FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_22_56_55_idinscrito_983_13c7f369ed360fbeee6ba5b670486f3b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUENIA DE LIMA DUARTE" "autor_nome_curto" => "SUÊNIA" "autor_email" => "limaduarte-uern@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-setepe" "edicao_nome" => "Anais V SETEPE" "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014" "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png" "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }