MESQUITA, George Eduardo Ferreira De et al.. . Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8291>. Acesso em: 23/11/2024 17:00
Este trabalho discute e problematiza o conceito de raça. Inicialmente, é desenvolvida uma contextualização histórica desse conceito, contemporaneizando-o, focando-se suas bases epistemológicas e as ideologias a ele subjacentes e, por conseguinte, as manifestações racistas que, durante séculos, segregou e ainda segrega grupos humanos sob a alegação de serem inferiores ou não civilizados. Nesse sentido, desenvolvemos uma discussão sobre a origem e o desenvolvimento social desse conceito, denunciando suas consequências na materialidade das vivências de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, em contextos e circunstâncias distintos. Ao se optar pela pesquisa bibliográfica, no percurso metodológico, foi feita uma revisão da literatura sobre a temática, identificando autores/as, clássicos e contemporâneos, que pesquisam a temática. Nesse intento, autores/as, como Candau (2005), Foucault (2002), Freire (2013), Filho (2006), Laraia (2004), Moreno (2011), Munanga (2003) e Silva (2000) constituíram-se referências para a problematização da temática, na medida em que possibilitaram a apreensão da desconstrução científica do conceito de raça e o entendimento de que o mesmo tem servido, em níveis econômico-social e político-cultural, para transformar diferenças em desigualdades, legitimando-se preconceito e minando a formação de subjetividades sensíveis à igualdade na diferença.