LINHARES, Maria Vioneide et al.. Literatura infanto juvenil: uma perspectiva de aprendizagem. Anais V SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8184>. Acesso em: 29/12/2024 05:13
Este trabalho pretende analisar a literatura infanto-juvenil numa perspectiva de aprendizagem significativa para o alunado, usando como marco principal o trabalhado realizado em sala de aula, mais precisamente no 6º ano, da Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes- Patu/RN, na qual trabalhou-se o livro Operação Risoto de Eva Furnari. Elencou-se também a importância da participação do PIBID para tal projeto. Abordando a estimação do letramento literário, fez-se uma discussão em torno dos textos ficcionais enquanto elementos valiosos para a formação do leitor infanto-juvenil. A reflexão ora posta destacou o peso da formação em língua portuguesa para a eficácia do desempenho profissional na formação de leitores críticos reflexivos. Foi possível diagnosticar, ao término desse projeto, que a literatura infanto-juvenil é um dos caminhos que facilitam a aprendizagem durante o processo de sistematização da leitura e da escrita e desenvolve grandemente a imaginação, a criatividade e proporciona o prazer pela leitura. Fundamentou-se as discussões para melhor especificar o referido artigo, tomando como referência, autores como: ABRAMOVICH (1997), LAJOLO (2002), FREIRE (1996), entre outros.