Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-ESPANHOL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA EXPERIÊNCIA EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE PAU DOS FERROS-RN

Palavra-chaves: PIBID. ESPANHOL. FORMAÇÃO CONTINUADA., PIBID. ESPANHOL. FORMAÇÃO CONTINUADA., PIBID. ESPANHOL. FORMAÇÃO CONTINUADA. Comunicação Oral (CO) O PIBID: contribuições à pratica docente
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8108
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 402
    "inscrito_id" => 594
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-ESPANHOL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA EXPERIÊNCIA EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE PAU DOS FERROS-RN"
    "resumo" => "Atualmente muito tem se discutido sobre a formação continuada de professores e a sua importância, no entanto, é necessário nos perguntarmos se esses professores estão construindo seu processo de formação continuada. Dessa forma, objetivamos analisar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID para a formação continuada dos professores de Língua Estrangeira, especificamente a língua espanhola, para a formação continuada dos professores/supervisores da Escola Estadual “Doutor José Fernandes de Melo” e da Escola Estadual Professora “Maria Edilma de Freitas” do RN. Como metodologia, utilizamos como instrumento um questionário de pesquisa com questões referentes à importância da formação continuada e a contribuição do PIBID/UERN . Para um melhor aprofundamento teórico, apoiamo-nos em pressupostos teóricos de Tardif (2002; 2010), Nunes (2010), Pimenta (2008), Menezes (1996), Libâneo (2001) e Gadotti (2005). A partir do PIBID Espanhol, os professores/supervisores ampliam seus processos de formação, promovendo assim, caminhos facilitadores à aprendizagem dos discentes. Esperamos que a pesquisa venha contribuir e diversificar tanto a aprendizagem do educador, como também do educando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O PIBID: contribuições à pratica docente"
    "palavra_chave" => "PIBID. ESPANHOL. FORMAÇÃO CONTINUADA., PIBID. ESPANHOL. FORMAÇÃO CONTINUADA., PIBID. ESPANHOL. FORMAÇÃO CONTINUADA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_15_34_34_idinscrito_594_799510df5fa9ab360de011f5f54e8c16.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOCÁSSIA DE FÁTIMA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GEOCÁSSIA"
    "autor_email" => "geocassia.souza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8108
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 402
    "inscrito_id" => 594
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-ESPANHOL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA EXPERIÊNCIA EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE PAU DOS FERROS-RN"
    "resumo" => "Atualmente muito tem se discutido sobre a formação continuada de professores e a sua importância, no entanto, é necessário nos perguntarmos se esses professores estão construindo seu processo de formação continuada. Dessa forma, objetivamos analisar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID para a formação continuada dos professores de Língua Estrangeira, especificamente a língua espanhola, para a formação continuada dos professores/supervisores da Escola Estadual “Doutor José Fernandes de Melo” e da Escola Estadual Professora “Maria Edilma de Freitas” do RN. Como metodologia, utilizamos como instrumento um questionário de pesquisa com questões referentes à importância da formação continuada e a contribuição do PIBID/UERN . Para um melhor aprofundamento teórico, apoiamo-nos em pressupostos teóricos de Tardif (2002; 2010), Nunes (2010), Pimenta (2008), Menezes (1996), Libâneo (2001) e Gadotti (2005). A partir do PIBID Espanhol, os professores/supervisores ampliam seus processos de formação, promovendo assim, caminhos facilitadores à aprendizagem dos discentes. Esperamos que a pesquisa venha contribuir e diversificar tanto a aprendizagem do educador, como também do educando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "O PIBID: contribuições à pratica docente"
    "palavra_chave" => "PIBID. ESPANHOL. FORMAÇÃO CONTINUADA., PIBID. ESPANHOL. FORMAÇÃO CONTINUADA., PIBID. ESPANHOL. FORMAÇÃO CONTINUADA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_09_2014_15_34_34_idinscrito_594_799510df5fa9ab360de011f5f54e8c16.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEOCÁSSIA DE FÁTIMA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GEOCÁSSIA"
    "autor_email" => "geocassia.souza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Atualmente muito tem se discutido sobre a formação continuada de professores e a sua importância, no entanto, é necessário nos perguntarmos se esses professores estão construindo seu processo de formação continuada. Dessa forma, objetivamos analisar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID para a formação continuada dos professores de Língua Estrangeira, especificamente a língua espanhola, para a formação continuada dos professores/supervisores da Escola Estadual “Doutor José Fernandes de Melo” e da Escola Estadual Professora “Maria Edilma de Freitas” do RN. Como metodologia, utilizamos como instrumento um questionário de pesquisa com questões referentes à importância da formação continuada e a contribuição do PIBID/UERN . Para um melhor aprofundamento teórico, apoiamo-nos em pressupostos teóricos de Tardif (2002; 2010), Nunes (2010), Pimenta (2008), Menezes (1996), Libâneo (2001) e Gadotti (2005). A partir do PIBID Espanhol, os professores/supervisores ampliam seus processos de formação, promovendo assim, caminhos facilitadores à aprendizagem dos discentes. Esperamos que a pesquisa venha contribuir e diversificar tanto a aprendizagem do educador, como também do educando.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.