Artigo Anais V SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

ALFABETIZAR LETRANDO: UM DESAFIO PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS DE LETRAMENTO Momento de Intervivência (MO) Momento Intervivência
"2014-10-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8095
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 113
    "inscrito_id" => 55
    "titulo" => "ALFABETIZAR LETRANDO: UM DESAFIO PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho concebe a linguagem como forma de interação e construção de sentido e defende a alfabetização e o letramento como processos indissociáveis e relevantes para o aprendizado da leitura e da escrita na escola, pautando-se nas concepções teóricas de Antunes, Cagliari, Freire, Koch, Soares, Tfouni, entre outros, bem como nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Nesse sentido, apresenta uma pesquisa qualitativa com oito crianças, todas com seis anos de idade, de uma escola da rede pública oficial, observando e analisando a prática pedagógica das professoras dessas mesmas crianças - considerando suas concepções sobre alfabetização e letramento, método e metodologias empregadas em sala de aula - e o desempenho das referidas crianças em eventos de letramento, revelando que ainda existe realidade diferente do que os teóricos entendem por alfabetizar letrando.Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Práticas de letramento."
    "modalidade" => "Momento de Intervivência (MO)"
    "area_tematica" => "Momento Intervivência"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS DE LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_7datahora_23_09_2014_15_14_08_idinscrito_55_2035298c481c3ea047b96fb23c873b7a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADALGISA ALVES FILHA"
    "autor_nome_curto" => "ADALGISA"
    "autor_email" => "adalgisaalves482@gmail.co"
    "autor_ies" => "FIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8095
    "edicao_id" => 24
    "trabalho_id" => 113
    "inscrito_id" => 55
    "titulo" => "ALFABETIZAR LETRANDO: UM DESAFIO PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho concebe a linguagem como forma de interação e construção de sentido e defende a alfabetização e o letramento como processos indissociáveis e relevantes para o aprendizado da leitura e da escrita na escola, pautando-se nas concepções teóricas de Antunes, Cagliari, Freire, Koch, Soares, Tfouni, entre outros, bem como nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Nesse sentido, apresenta uma pesquisa qualitativa com oito crianças, todas com seis anos de idade, de uma escola da rede pública oficial, observando e analisando a prática pedagógica das professoras dessas mesmas crianças - considerando suas concepções sobre alfabetização e letramento, método e metodologias empregadas em sala de aula - e o desempenho das referidas crianças em eventos de letramento, revelando que ainda existe realidade diferente do que os teóricos entendem por alfabetizar letrando.Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Práticas de letramento."
    "modalidade" => "Momento de Intervivência (MO)"
    "area_tematica" => "Momento Intervivência"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICAS DE LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_7datahora_23_09_2014_15_14_08_idinscrito_55_2035298c481c3ea047b96fb23c873b7a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:52:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADALGISA ALVES FILHA"
    "autor_nome_curto" => "ADALGISA"
    "autor_email" => "adalgisaalves482@gmail.co"
    "autor_ies" => "FIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais V SETEPE"
    "edicao_evento" => "V Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d956e1bef6_19022020170710.png"
    "edicao_capa" => "5f188073e59e0_22072020150747.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-10-26 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de outubro de 2014

Resumo

Este trabalho concebe a linguagem como forma de interação e construção de sentido e defende a alfabetização e o letramento como processos indissociáveis e relevantes para o aprendizado da leitura e da escrita na escola, pautando-se nas concepções teóricas de Antunes, Cagliari, Freire, Koch, Soares, Tfouni, entre outros, bem como nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Nesse sentido, apresenta uma pesquisa qualitativa com oito crianças, todas com seis anos de idade, de uma escola da rede pública oficial, observando e analisando a prática pedagógica das professoras dessas mesmas crianças - considerando suas concepções sobre alfabetização e letramento, método e metodologias empregadas em sala de aula - e o desempenho das referidas crianças em eventos de letramento, revelando que ainda existe realidade diferente do que os teóricos entendem por alfabetizar letrando.Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Práticas de letramento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.