Artigo Anais IV ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

“DESAPRENDER OITO HORAS POR DIA ENSINA OS PRINCÍPIOS”: LENDO MANOEL DE BARROS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

"2012-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 801
    "edicao_id" => 3
    "trabalho_id" => 217
    "inscrito_id" => 233
    "titulo" => "“DESAPRENDER OITO HORAS POR DIA ENSINA OS PRINCÍPIOS”: LENDO MANOEL DE BARROS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "“DESAPRENDER OITO HORAS POR DIA ENSINA OS PRINCÍPIOS”: LENDO MANOEL DE BARROS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIODANTAS, Jahynne.Universidade Federal de Campina GrandeDesde sua primeira publicação, em 1937, Manoel de Barros usa como matéria de poesia as miudezas do chão, os restos, os seres desprezados, a própria poesia: são lesmas, pedras, sapos, pássaros, andarilhos... Discutiremos, nesta comunicação, uma maneira (entre tantas) de apresentar a poesia de Manoel de Barros para alunos do ensino médio, levando em consideração o fato de a obra de Manoel de Barros possuir grande valor estético-literário, ainda pouco explorada em sala de aula, e o fato de O livro das ignorãças (2009) constar na lista de obras literárias de leitura integral do vestibular UEPB – 2013. Para tanto, partiremos das ideias propostas por Teresa Colomer (2007) e Hélder Pinheiro (2007), a fim de propormos uma leitura prazerosa que não reduza os poemas a um amontoado de textos que precisa ser lido apenas com a intenção de prestar vestibular."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "nofile.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JAHYNNE DANTAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JAHYNNE DANTAS"
    "autor_email" => "hynnedantas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE"
    "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 801
    "edicao_id" => 3
    "trabalho_id" => 217
    "inscrito_id" => 233
    "titulo" => "“DESAPRENDER OITO HORAS POR DIA ENSINA OS PRINCÍPIOS”: LENDO MANOEL DE BARROS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "“DESAPRENDER OITO HORAS POR DIA ENSINA OS PRINCÍPIOS”: LENDO MANOEL DE BARROS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIODANTAS, Jahynne.Universidade Federal de Campina GrandeDesde sua primeira publicação, em 1937, Manoel de Barros usa como matéria de poesia as miudezas do chão, os restos, os seres desprezados, a própria poesia: são lesmas, pedras, sapos, pássaros, andarilhos... Discutiremos, nesta comunicação, uma maneira (entre tantas) de apresentar a poesia de Manoel de Barros para alunos do ensino médio, levando em consideração o fato de a obra de Manoel de Barros possuir grande valor estético-literário, ainda pouco explorada em sala de aula, e o fato de O livro das ignorãças (2009) constar na lista de obras literárias de leitura integral do vestibular UEPB – 2013. Para tanto, partiremos das ideias propostas por Teresa Colomer (2007) e Hélder Pinheiro (2007), a fim de propormos uma leitura prazerosa que não reduza os poemas a um amontoado de textos que precisa ser lido apenas com a intenção de prestar vestibular."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "nofile.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JAHYNNE DANTAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JAHYNNE DANTAS"
    "autor_email" => "hynnedantas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE"
    "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2012

Resumo

“DESAPRENDER OITO HORAS POR DIA ENSINA OS PRINCÍPIOS”: LENDO MANOEL DE BARROS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIODANTAS, Jahynne.Universidade Federal de Campina GrandeDesde sua primeira publicação, em 1937, Manoel de Barros usa como matéria de poesia as miudezas do chão, os restos, os seres desprezados, a própria poesia: são lesmas, pedras, sapos, pássaros, andarilhos... Discutiremos, nesta comunicação, uma maneira (entre tantas) de apresentar a poesia de Manoel de Barros para alunos do ensino médio, levando em consideração o fato de a obra de Manoel de Barros possuir grande valor estético-literário, ainda pouco explorada em sala de aula, e o fato de O livro das ignorãças (2009) constar na lista de obras literárias de leitura integral do vestibular UEPB – 2013. Para tanto, partiremos das ideias propostas por Teresa Colomer (2007) e Hélder Pinheiro (2007), a fim de propormos uma leitura prazerosa que não reduza os poemas a um amontoado de textos que precisa ser lido apenas com a intenção de prestar vestibular.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.