O presente trabalho tem por objetivo discutir alguns aspectos da construção da personagem feminina no conto “Devaneio e embriaguez duma rapariga”, de Clarice Lispector. Nesse sentido, comporta, de modo mais específico, reflexões sobre imaginário e consciência, elementos materializados nos devaneios e embriaguez da rapariga. Trata-se de uma consciência enquanto modo de se pôr frente ao objeto de conhecimento. Assim, o imaginário, o devaneio e a embriaguez são novas formas de consciência, através das quais novas realidades são possibilitadas. Pretende-se, também, sugerir uma proposta de leitura com alunos do 1º ano do Ensino Técnico em Agropecuária Integrado ao Médio da Escola Agrotécnica do Cajueiro, Campus IV da UEPB – Catolé do Rocha. A justificativa desse trabalho repousa na constatação de que não há um tratamento preciso sobre as narrativas de Clarice Lispector na referida escola, visto que os alunos consideram uma autora complexa e de difícil compreensão. Em função disto, percebe-se, no âmbito escolar, a necessidade de se abordar o texto clariceano sob uma perspectiva diferenciada segundo o qual o prazer se faça presente. A análise da proposta de leitura e ensino será feita com base em orientações da teoria da estética da recepção e da teoria do efeito. Para tal estudo, buscar-se-á algumas reflexões postuladas por Regina Zilberman (2004), Robert Jauss e Costa Lima (2002), Wolfgang Iser (2002) Benedito Nunes (1976), Lúcia Helena (1997), Nadja Gotlib (1995), entre outros.