UM LAÇO DE FITA NO CABELO DE LELÊ: RESGATANDO A IDENTIDADE VALORIZANDO A DIVERSIDADEPropomos uma discussão sobre a relação entre ensino de literatura, Lei 10.639/03 e práticas culturais, por meio de estudo de obras literárias que tematizam os aspectos da cultura e religiosidade afro-brasileira, para pensarmos as melhores formas de se alcançar uma prática pedagógica voltada para uma educação multicultural que promova a quebra de preconceitos a partir do estudo de literatura. Assim, propomos um trabalho a fim de destacar a importância da cultura africana, refletindo sobre o tratamento do negro na literatura contemporânea, com o intuito de analisar a personagem negra e sua identidade e formas de reconhecimento de suas origens, proporcionando a valorização da diversidade étnica e cultural e da cultura de matriz africana e o respeito à diversidade dentro do espaço escolar, para que os alunos, a partir da literatura, possam levar valores e preceitos para sua vida em sociedade enquanto cidadãos críticos e atuantes soialmente. Para tanto, analisaremos as obras Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado e o Cabelo de Lelê, de Valéria Belém à luz de estudiosos como Ferretti (1995), Santos (2008), Munanga (2006), Silva (2007), Ortiz (2006), Coelho (2000) e outros que se fizeram necessários. Sedo assim, destacamos que é de grande valia o estudo da diversidade social e cultural brasileira no ambiente escolar, partindo da literatura. Além disso, vemos na literatura uma maneira de se trabalhar a identidade e a diversidade cultural, pois é inegável o seu vínculo com a educação, proporcionando uma reorganização das percepções do mundo, novas experiências do aluno a partir da convivência com textos literários que abordem a temática da diversidade, buscando desenvolver seu senso crítico, o respeito ao próximo e o reconhecimento de si próprio.Palavras – chave: ensino de literatura, relações etnorraciais, identidade/diversidade, Lei 10. 639/03