O PRESENTE ESTUDO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE (MPED) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CUJO OBJETIVO GERAL É INVESTIGAR O PROCESSO DE CONSCIÊNCIA IDENTITÁRIA E IMPLICAÇÕES DA AUTORA/PESQUISADORA E OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) ANALISAR A REGULAÇÃO DISCURSIVA DE INSTITUIÇÕES SOCIAIS COMO FAMÍLIA, ESCOLA E RELIGIÃO, NAS PERFORMATIVIDADES DA AUTORA/PESQUISADORA; B) COMPREENDER OS PROCESSOS SUBJETIVOS DE PODER NAS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS E PERFORMATIVIDADES DA AUTORA/PESQUISADORA; C) REUNIR ELEMENTOS QUE ALIMENTEM A REFLEXÃO SOBRE O USO DA DISCURSIVIDADE DAS PERFORMATIVIDADES COMO FONTE E FERRAMENTA METODOLÓGICA DE PESQUISA E CONTRIBUIÇÃO PARA O ASPECTO TEÓRICO E PROCEDIMENTAL. TRATA-SE DE UMA DISCURSIVIDADE QUE SE ESTRUTURA A PARTIR DE REMEMORAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DA TRAJETÓRIA DE EXPERIÊNCIAS DE VIDA NOS ACONTECERES ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DA AUTORA/PESQUISADORA. UMA PRODUÇÃO NO ESTILO MEMORIAL DE SI QUE PÕE A AUTORA/PESQUISADORA COMO PROTAGONISTA DAS CENAS QUE EMERGEM PERFORMATIVIDADES, EM INTERSEÇÕES À COLEÇÃO DE CICLOS DE IDENTIDADES QUE COMPÕEM O SEU EU ATUAL. SOB ESSA PERSPECTIVA, A ESCRITA SE PROPÕE A DIALOGAR COM IMPORTANTES AUTORAS COMO HARAWAY, BUTLER, LOURO, ANZALDÚA, ENTRE OUTRAS/OS, QUE TRARÃO CONSISTÊNCIA TEÓRICA AO TEXTO. O PRINCIPAL RESULTADO INDICA O POTENCIAL DO USO DAS DISCURSIVIDADES DAS PERFORMATIVIDADES COMO FONTE E FERRAMENTA PARA FOMENTAR A PRODUÇÃO DE SENTIDO À EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DAS ANÁLISES E RESSIGNIFICAÇÕES DAS CENAS, PRODUZINDO SENTIDO E APONTANDO PARA A IMPORTÂNCIA DE MULTIPLICAR ESSE TIPO DE EXPERIÊNCIA.