OLIVEIRA, Taynnã Silva De. . Anais V Desfazendo Gênero... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/79303>. Acesso em: 24/11/2024 17:24
O PRESENTE TRABALHO COMO OBJETIVO, COMPREENDER QUAIS SÃO OS SUPORTES QUE SUSTENTAM OS ARGUMENTOS ACERCA DAS LIMITAÇÕES E/OU RESISTÊNCIAS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO BÁSICO EM GOIÂNIA, EM RELAÇÃO À INSERÇÃO DA PRÁTICA DAS DANÇAS POPULARES DO TEMPO PRESENTE, ENFATIZANDO AQUELAS QUE TAMBÉM SE ENCONTRAM VEICULADAS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS ANÁLISES TEÓRICAS E BIBLIOGRÁFICAS ACERCA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E INDÚSTRIA CULTURAL, ENSINO DA DANÇA E QUESTÕES DE GÊNERO, BEM COMO, RECORREMOS AO USO DE FONTES ORIUNDAS DE SITES PRESENTES NA INTERNET E A APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS ORAIS SEMIESTRUTURADAS, FEITAS EM 4 ESCOLAS DE REDE PÚBLICA DE ENSINO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA, ESTADO DE GOIÁS. FORAM IDENTIFICADOS TRÊS PRINCIPAIS EIXOS CENSÓRIOS, SENDO ELES: AS QUESTÕES GÊNERO; QUESTÕES DE CLASSE ATRAVÉS DA DESQUALIFICAÇÃO ESTÉTICA; E A EXISTÊNCIA DE UMA MORALIDADE DE ORIENTAÇÃO CRISTÃ, QUE INTERPRETA TAIS DANÇAS COMO MERAMENTE MERCADOLÓGICAS, DESPROVIDAS DE SIGNIFICAÇÕES, SEM RELEVÂNCIA CULTURAL E ARTÍSTICA, IMORAL E DESPROVIDAS DE PUDOR. ISSO POSTO, OS ESFORÇOS AQUI, SERÃO DEDICADOS EM DISCUTIR O PRIMEIRO EIXO CENSÓRIO, REFERENTE AS QUESTÕES DE GÊNERO.