É UMA PESQUISA SOBRE A PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE OS DESAFÍOS ATUAIS EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE. ASSIM, O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI BUSCAR A VISÃO DOS SUJEITOS PARTICIPANTES SOBRE O TEMA EM QUESTÃO. QUANTO A METODOLOGIA UTILIZADA, TIVEMOS A PESQUISA DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, COM APOIO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL. FOI REALIZADA NO BRASIL, NO ESTADO DO MARANHÃO, ESPECIFICAMENTE NA CIDADE DE SÃO LUÍS, NOS MESES DE ABRIL E MAIO DO ANO DE 2018, EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR E QUE FAZ PARTE DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, ENVOLVENDO ALUNOS MATRICULADOS NO PRIMEIRO, QUARTO E OITAVO PERÍODO, NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, QUE TOTALIZOU O ENVOLVIMENTO DE 66 PARTICIPANTES NA PESQUISA. UTILIZAMOS O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO, QUE FOI SUBMETIDO DENTRO DA UNIVERSIDADE, COM QUESTÕES ABERTAS, FECHADAS E MÚLTIPLAS ESCOLHAS. OS DADOS COLETADOS FORAM CATEGORIZADOS COM AS VARIÁVEIS: GÊNERO, IDADE, RELIGIÃO, PERÍODO MATRICULADO, RENDA E QUESTÕES SOBRE A DISCUSSÃO SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES. QUANTO AOS RESULTADOS OBTIDOS NESTA PESQUISA, ANALISAMOS AS VARIÁVEIS DO INSTRUMENTO RELACIONADO AOS DESAFÍOS ATUAIS DO TÍTULO DO ARTIGO, EM QUE FOI POSSÍVEL PERCEBER FORTE RELAÇÃO COM O ASPECTO RELIGIOSO.