Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

A QUESTÃO DO PRECONCEITO DE GÊNERO NA COMUNIDADES ESCOLARES DO MUNÍCIPIO DE DUQUE DE CAXIAS/RJ: ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, GÊNERO, SEXUALIDADE, DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) ST 07: As Questões Entre Raça E Gênero No Contexto De Formação Curricular Brasileira.
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      OS ESTUDOS DE GÊNERO E SUAS RELAÇÕES QUE DISCUTEM QUESTÕES E CONCEITOS ACERCA DE FEMINISMO, MACHISMO, IDENTIDADE DE GÊNERO DENTRE OUTROS TEM SIDO EXCLUSIVIDADE DE UNIVERSIDADES, MUITAS VEZES NÃO CONSEGUEM ROMPER COM OS ESPAÇOS ACADÊMICOS E AS REFLEXÕES FICAM RETIDAS A APENAS AO NÍVEL UNIVERSITÁRIO. NESTE SENTIDO, AS ESCOLAS QUE CONTEMPLAM NÍVEIS COMO EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL NÃO TOMAM CONHECIMEMENTO DESTAS DISCUSSÕES.\r\n
      AS PRÁTICAS SOCIAIS SÃO REPRODUÇÕES DA ESTRUTURA HEGEMÔNICA PATRIARCAL QUE COADUNA VALORES DE SUPERIORIDADE DOS HOMENS EM RELAÇÃO A MULHERES, DE BRANCOS EM RELAÇÃO A NEGROS E HETEROSSEXUAIS EM RELAÇÃO A HOMOSSEXUAIS, DENTRE OUTRAS RELAÇÕES QUE FUNCIONAM A PARTIR DE CATEGORIAS QUE SUBJUGAM UMAS AS OUTRAS.\r\n
      DESTE MODO, AS CRIANÇAS QUANDO IMERSAS EM QUAIQUER CONTEXTO SOCIAL, COMO A INSTITUIÇÃO ESCOLAR, ESTÃO DISPOSTAS A ESTE TIPO DE ESTRUTURA. NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES ESTAS RELAÇÕES NÃO SÃO PROBLEMATIZADAS LOGO SÃO REPRODUZIDAS POR TODOS QUE COMPÕE A MESMA.\r\n
      A QUESTÃO DE GÊNERO E DA IDENTIDADE DE GÊNERO NÃO TEM ESPAÇO PARA REFLEXÃO NESTES CONTEXTOS. POR ISSO A  RELEVÂNCIA DE TRABALHOS QUE REFLETAM SOBRE AS REPRESENTAÇÕES, PRÁTICAS E DISCURSOS DE GÊNERO NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS, AS ESCOLAS.
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

OS ESTUDOS DE GÊNERO E SUAS RELAÇÕES QUE DISCUTEM QUESTÕES E CONCEITOS ACERCA DE FEMINISMO, MACHISMO, IDENTIDADE DE GÊNERO DENTRE OUTROS TEM SIDO EXCLUSIVIDADE DE UNIVERSIDADES, MUITAS VEZES NÃO CONSEGUEM ROMPER COM OS ESPAÇOS ACADÊMICOS E AS REFLEXÕES FICAM RETIDAS A APENAS AO NÍVEL UNIVERSITÁRIO. NESTE SENTIDO, AS ESCOLAS QUE CONTEMPLAM NÍVEIS COMO EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL NÃO TOMAM CONHECIMEMENTO DESTAS DISCUSSÕES. AS PRÁTICAS SOCIAIS SÃO REPRODUÇÕES DA ESTRUTURA HEGEMÔNICA PATRIARCAL QUE COADUNA VALORES DE SUPERIORIDADE DOS HOMENS EM RELAÇÃO A MULHERES, DE BRANCOS EM RELAÇÃO A NEGROS E HETEROSSEXUAIS EM RELAÇÃO A HOMOSSEXUAIS, DENTRE OUTRAS RELAÇÕES QUE FUNCIONAM A PARTIR DE CATEGORIAS QUE SUBJUGAM UMAS AS OUTRAS. DESTE MODO, AS CRIANÇAS QUANDO IMERSAS EM QUAIQUER CONTEXTO SOCIAL, COMO A INSTITUIÇÃO ESCOLAR, ESTÃO DISPOSTAS A ESTE TIPO DE ESTRUTURA. NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES ESTAS RELAÇÕES NÃO SÃO PROBLEMATIZADAS LOGO SÃO REPRODUZIDAS POR TODOS QUE COMPÕE A MESMA. A QUESTÃO DE GÊNERO E DA IDENTIDADE DE GÊNERO NÃO TEM ESPAÇO PARA REFLEXÃO NESTES CONTEXTOS. POR ISSO A RELEVÂNCIA DE TRABALHOS QUE REFLETAM SOBRE AS REPRESENTAÇÕES, PRÁTICAS E DISCURSOS DE GÊNERO NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS, AS ESCOLAS.

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