Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

AS MASCULINIDADES E SUAS RELAÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MASCULINIDADES, GÊNERO, EXCLUSÃO, BULLYING Comunicação Oral (CO) ST 01: "Meninos Vestem Azul": A Permanência Da Importância Dos Estudos Da(S) Masculinidade(S) Para As Ciências Sociais
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79148
    "edicao_id" => 185
    "trabalho_id" => 52
    "inscrito_id" => 673
    "titulo" => "AS MASCULINIDADES E SUAS RELAÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR."
    "resumo" => "ESTE ESTUDO DESTACA A RELEVÂNCIA DE REFLETIRMOS SOBRE OS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES PARA INTERPRETARMOS PRÁTICAS COTIDIANAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, COMO MECANISMOS DE EXCLUSÃO DE GÊNERO QUE OPERAM ATRAVÉS DE ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS CIRCULANTES VIA LINGUAGEM. DE CARÁTER QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO, O ESTUDO TEVE POR OBJETIVO EFETUAR UM LEVANTAMENTO SOBRE OS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. PARA TAL, ALÉM DE LIVROS E CAPÍTULOS, MAPEOU ARTIGOS DE PERIÓDICOS, TESES DE DOUTORADO E DISSERTAÇÕES DE MESTRADO RELATIVAS À TEMÁTICA. CONSIDERANDO A LACUNA EXISTENTE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES INDICADA NA LITERATURA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, O LEVANTAMENTO PARTIU DE UM RECORTE HISTÓRICO ENTRE 2000 E 2021. PARA O MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES, TESES E ARTIGOS, UTILIZAMOS A BUSCA POR ‘PALAVRAS-CHAVE’, RESPECTIVAMENTE, NA PLATAFORMA “NUTESES” E NO “QUALIS CAPES PERIÓDICOS", TENDO COMO CRITÉRIO DE INCLUSÃO OS PERIÓDICOS CLASSIFICADOS ENTRE OS ESTRATOS A1 E B2. IDENTIFICAMOS QUATRO TESES E SESSENTA E SEIS ARTIGOS SOBRE ESTUDOS DAS MASCULINIDADES NA GRANDE ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. DENTRE ESSA PRODUÇÃO, APENAS QUATORZE ARTIGOS POSSUEM RELAÇÃO COM A TEMÁTICA DAS MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. CONCLUÍMOS QUE HÁ UMA ESCASSEZ DE PESQUISAS E A NECESSIDADE DE INCENTIVO À PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MASCULINIDADES NESTE CAMPO EM LÍNGUA PORTUGUESA, VISTO QUE MAIS DA METADE DOS ARTIGOS DISPONÍVEIS ESTÃO PUBLICADOS EM LÍNGUA INGLESA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 01: "Meninos Vestem Azul": A Permanência Da Importância Dos Estudos Da(S) Masculinidade(S) Para As Ciências Sociais"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MASCULINIDADES, GÊNERO, EXCLUSÃO, BULLYING"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_10122021013608.pdf"
    "created_at" => "2021-12-20 08:50:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RÔMULO SARMET DE MATTOS ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "RÔMULO"
    "autor_email" => "romulosarmet@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79148
    "edicao_id" => 185
    "trabalho_id" => 52
    "inscrito_id" => 673
    "titulo" => "AS MASCULINIDADES E SUAS RELAÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR."
    "resumo" => "ESTE ESTUDO DESTACA A RELEVÂNCIA DE REFLETIRMOS SOBRE OS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES PARA INTERPRETARMOS PRÁTICAS COTIDIANAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, COMO MECANISMOS DE EXCLUSÃO DE GÊNERO QUE OPERAM ATRAVÉS DE ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS CIRCULANTES VIA LINGUAGEM. DE CARÁTER QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO, O ESTUDO TEVE POR OBJETIVO EFETUAR UM LEVANTAMENTO SOBRE OS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. PARA TAL, ALÉM DE LIVROS E CAPÍTULOS, MAPEOU ARTIGOS DE PERIÓDICOS, TESES DE DOUTORADO E DISSERTAÇÕES DE MESTRADO RELATIVAS À TEMÁTICA. CONSIDERANDO A LACUNA EXISTENTE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES INDICADA NA LITERATURA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, O LEVANTAMENTO PARTIU DE UM RECORTE HISTÓRICO ENTRE 2000 E 2021. PARA O MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES, TESES E ARTIGOS, UTILIZAMOS A BUSCA POR ‘PALAVRAS-CHAVE’, RESPECTIVAMENTE, NA PLATAFORMA “NUTESES” E NO “QUALIS CAPES PERIÓDICOS", TENDO COMO CRITÉRIO DE INCLUSÃO OS PERIÓDICOS CLASSIFICADOS ENTRE OS ESTRATOS A1 E B2. IDENTIFICAMOS QUATRO TESES E SESSENTA E SEIS ARTIGOS SOBRE ESTUDOS DAS MASCULINIDADES NA GRANDE ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. DENTRE ESSA PRODUÇÃO, APENAS QUATORZE ARTIGOS POSSUEM RELAÇÃO COM A TEMÁTICA DAS MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. CONCLUÍMOS QUE HÁ UMA ESCASSEZ DE PESQUISAS E A NECESSIDADE DE INCENTIVO À PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MASCULINIDADES NESTE CAMPO EM LÍNGUA PORTUGUESA, VISTO QUE MAIS DA METADE DOS ARTIGOS DISPONÍVEIS ESTÃO PUBLICADOS EM LÍNGUA INGLESA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 01: "Meninos Vestem Azul": A Permanência Da Importância Dos Estudos Da(S) Masculinidade(S) Para As Ciências Sociais"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, MASCULINIDADES, GÊNERO, EXCLUSÃO, BULLYING"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_10122021013608.pdf"
    "created_at" => "2021-12-20 08:50:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RÔMULO SARMET DE MATTOS ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "RÔMULO"
    "autor_email" => "romulosarmet@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

ESTE ESTUDO DESTACA A RELEVÂNCIA DE REFLETIRMOS SOBRE OS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES PARA INTERPRETARMOS PRÁTICAS COTIDIANAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, COMO MECANISMOS DE EXCLUSÃO DE GÊNERO QUE OPERAM ATRAVÉS DE ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS CIRCULANTES VIA LINGUAGEM. DE CARÁTER QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO, O ESTUDO TEVE POR OBJETIVO EFETUAR UM LEVANTAMENTO SOBRE OS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. PARA TAL, ALÉM DE LIVROS E CAPÍTULOS, MAPEOU ARTIGOS DE PERIÓDICOS, TESES DE DOUTORADO E DISSERTAÇÕES DE MESTRADO RELATIVAS À TEMÁTICA. CONSIDERANDO A LACUNA EXISTENTE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES INDICADA NA LITERATURA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, O LEVANTAMENTO PARTIU DE UM RECORTE HISTÓRICO ENTRE 2000 E 2021. PARA O MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES, TESES E ARTIGOS, UTILIZAMOS A BUSCA POR ‘PALAVRAS-CHAVE’, RESPECTIVAMENTE, NA PLATAFORMA “NUTESES” E NO “QUALIS CAPES PERIÓDICOS", TENDO COMO CRITÉRIO DE INCLUSÃO OS PERIÓDICOS CLASSIFICADOS ENTRE OS ESTRATOS A1 E B2. IDENTIFICAMOS QUATRO TESES E SESSENTA E SEIS ARTIGOS SOBRE ESTUDOS DAS MASCULINIDADES NA GRANDE ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. DENTRE ESSA PRODUÇÃO, APENAS QUATORZE ARTIGOS POSSUEM RELAÇÃO COM A TEMÁTICA DAS MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. CONCLUÍMOS QUE HÁ UMA ESCASSEZ DE PESQUISAS E A NECESSIDADE DE INCENTIVO À PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MASCULINIDADES NESTE CAMPO EM LÍNGUA PORTUGUESA, VISTO QUE MAIS DA METADE DOS ARTIGOS DISPONÍVEIS ESTÃO PUBLICADOS EM LÍNGUA INGLESA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.