ESTE ESTUDO DESTACA A RELEVÂNCIA DE REFLETIRMOS SOBRE OS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES PARA INTERPRETARMOS PRÁTICAS COTIDIANAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, COMO MECANISMOS DE EXCLUSÃO DE GÊNERO QUE OPERAM ATRAVÉS DE ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS CIRCULANTES VIA LINGUAGEM. DE CARÁTER QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO, O ESTUDO TEVE POR OBJETIVO EFETUAR UM LEVANTAMENTO SOBRE OS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. PARA TAL, ALÉM DE LIVROS E CAPÍTULOS, MAPEOU ARTIGOS DE PERIÓDICOS, TESES DE DOUTORADO E DISSERTAÇÕES DE MESTRADO RELATIVAS À TEMÁTICA. CONSIDERANDO A LACUNA EXISTENTE NA PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS ESTUDOS DAS MASCULINIDADES INDICADA NA LITERATURA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, O LEVANTAMENTO PARTIU DE UM RECORTE HISTÓRICO ENTRE 2000 E 2021. PARA O MAPEAMENTO DAS DISSERTAÇÕES, TESES E ARTIGOS, UTILIZAMOS A BUSCA POR ‘PALAVRAS-CHAVE’, RESPECTIVAMENTE, NA PLATAFORMA “NUTESES” E NO “QUALIS CAPES PERIÓDICOS", TENDO COMO CRITÉRIO DE INCLUSÃO OS PERIÓDICOS CLASSIFICADOS ENTRE OS ESTRATOS A1 E B2. IDENTIFICAMOS QUATRO TESES E SESSENTA E SEIS ARTIGOS SOBRE ESTUDOS DAS MASCULINIDADES NA GRANDE ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. DENTRE ESSA PRODUÇÃO, APENAS QUATORZE ARTIGOS POSSUEM RELAÇÃO COM A TEMÁTICA DAS MASCULINIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. CONCLUÍMOS QUE HÁ UMA ESCASSEZ DE PESQUISAS E A NECESSIDADE DE INCENTIVO À PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MASCULINIDADES NESTE CAMPO EM LÍNGUA PORTUGUESA, VISTO QUE MAIS DA METADE DOS ARTIGOS DISPONÍVEIS ESTÃO PUBLICADOS EM LÍNGUA INGLESA.